Como as empresas chinesas de eletroeletrônicos tentam ganhar mercado e ampliar vendas no Brasil

Nomes como Oppo, Midea, Hisense e Jovi aumentaram a aposta no mercado brasileiro e buscam reconhecimento do consumidor
Grandes empresas do setor de eletroeletrônico da China desembarcaram no Brasil com o objetivo de ampliar sua presença no mercado nacional e conquistar parte da clientela de seus concorrentes. Exemplos disso são as marcas de celulares Oppo e Jovi, que chegaram ao mercado com opções de aparelhos premium para competir com nomes como Samsung, Motorola e Apple.
Já a Midea tem ampliado sua presença no mercado, entrando em novas categorias de produtos e criando uma nova fábrica, enquanto a Hisense aposta em televisores de 100 polegadas e na marca Toshiba.
O movimento das fabricantes chinesas segue a rota feita por japonesas e sul-coreanas nas décadas passadas. Nos anos 1990 foram as japonesas que dominaram o mercado. Na décadas seguinte, foi a vez das sul-coreanas, que hoje lideram diversos segmentos de produtos no mercado nacional. E, a partir de 2020, são as chinesas que começaram a ganhar força no mercado doméstico.
Nesse movimento, a Oppo fez o que muitas empresas de eletrônicos fazem ao entrar no Brasil: primeiro, testou a temperatura da água antes de mergulhar de cabeça. A marca chegou ao País em 2022 com produtos importados e só dois anos mais tarde firmou uma parceria com a Multi (antiga Multilaser) para ter fabricação local, acelerando sua estratégia de expansão.
A marca trouxe ao Brasil neste ano dois novos aparelhos chamados Reno 13 e Reno 13F, vendidos a partir de R$ 3 mil. De acordo com o gerente sênior de vendas da Oppo Brasil, André Alves, a estratégia da empresa está na venda de smartphones do segmento chamado intermediário-avançado, embora também tenha alguns produtos de entrada, que são mais baratos.
Para se diferenciar no mercado, a companhia aposta em design diferente dos aparelhos e em recursos de inteligência artificial para fotografia, além de oferecer uma configuração de hardware avançada, como a bateria de alta capacidade (5.800 mAh).