Nas Entrelinhas

Milei x Massa: quais fatores vão decidir a eleição na Argentina, segundo diretor de pesquisa

Primeiro levantamento de intenções de voto para a decisão de novembro aponta empate técnico com leve vantagem do libertário sobre o peronista

No dia 19 de novembro, quando a Argentina vai eleger um novo presidente entre o libertário Javier Milei e o peronista Sergio Massa, “tudo pode acontecer”. A avaliação é de Cristian Buttié, o diretor da CB Consultoria, que fez a primeira pesquisa para o segundo turno da disputa. O resultado é um empate técnico com leve vantagem para Milei (50,7%) sobre Massa (49,3%).

No cenário de disputa acirrada que se projeta agora, a participação deve ser decisiva, mais até do que a declaração de apoio da terceira colocada Patricia Bullrich a Javier Milei. Esse eleitorado macrista, disse Buttié ao Estadão, parecia ter se dividido mesmo antes do apoio formal desta quarta-feira, 25. E boa parte já encarava o libertário como segunda opção na corrida à Casa Rosada.

Leia abaixo trechos da entrevista.

Os candidatos estão muito perto um do outro. Como podemos analisar a pesquisa a partir desses outros fatores como o piso e o teto?

Temos um cenário de extrema paridade com possibilidade para ambos. Há um empate técnico. A base eleitoral que já foi demonstrada nas eleições de domingo passado é de 36 pontos para o peronismo com a coalizão União pela Pátria e 30 pontos para o Liberdade Avança de Javier Miller.

Ou seja, temos um terço da Argentina que deve primeiro definir se vai votar, segundo, se vota em branco e, terceiro, se for escolher um candidato, qual deles representa o mal menor.

Acredito que existem fatores como a participação que vão incidir e muito sobre os resultados. Quanto maior a participação, maior a possibilidade de Javier Milei vencer as eleições. Enquanto a menor participação, pela base eleitoral que já tem o peronismo, aumenta a possibilidade de Sergio Massa vencer.

Por Jéssica Petrovna

25/10/2023 | 21h09

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO ESTADÃO ACESSANDO O LINK ABAIXO

https://www.estadao.com.br/internacional/eleicao-na-argentina-milei-e-massa-vao-ao-2-turno-com-chance-de-vitoria-diz-diretor-de-pesquisa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp