Cidade brasileira surpreende e lidera ranking mundial em campo vital para o planeta

Em Meio Ambiente, sete das 20 melhores cidades do mundo são brasileiras
Fortaleza é a melhor cidade do mundo quando se trata de meio ambiente, segundo a pesquisa Global Cities Index 2025 (Índice Global de Cidades 2025, em tradução livre), realizada pela consultoria econômica Oxford Economics, do Reino Unido.
O estudo, que está em sua segunda edição, elabora um ranking a partir de uma seleção de mil cidades entre as mais populosas do mundo. Para definir a posição de cada município, a Oxford Economics calcula uma pontuação com base em 27 indicadores, distribuídos em cinco pilares: Economia, Capital Humano, Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Governança.
A nota é composta da seguinte forma: 30% vêm do pilar Economia; 50% são divididos igualmente entre Capital Humano e Qualidade de Vida (25% cada); e os 20% restantes são distribuídos igualmente entre Meio Ambiente e Governança (10% cada).
A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, obteve pela segunda vez a primeira posição no ranking. Em seguida, estão Londres (Reino Unido) e Paris (França). São Paulo (303º), Brasília (339º) e Rio de Janeiro (449º) são os municípios brasileiros com as melhores colocações.
No que diz respeito ao pilar Meio Ambiente, o Brasil se destaca, sendo representado por sete das 20 melhores cidades do mundo nessa categoria — todas localizadas no Nordeste.
Matéria original do Valor Econômico e pode ser acessada pelo link abaixo