Ir para o conteúdo
Suframa

Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento – ANORI

A SUFRAMA em parceria com a Prefeitura do Munícipio de Anori, promove no dia 30 de MAIO, a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, objetivando à integração e à interiorização do desenvolvimento regional, bem como a melhoria do ambiente de negócios de nossa região. A Jornada é um momento único para aprender sobre incentivos que a Suframa concede e como se beneficiar deles e ações estruturantes da Suframa para o desenvolvimento regional.  O público-alvo são empresários, comerciantes, governos, estudantes e profissionais liberais de áreas diversas, tais como Administração, Contabilidade, Economia, entre outros. Garanta sua participação através do link: https://doity.com.br/jornadaintegracaoanori/inscricaodoity.com.br

Empresários de Anori (AM) demonstram expectativa positiva com Jornada da Suframa

Fotos: Ops! Mídia/Divulgação

A expectativa entre a comunidade empresarial de Anori (a 198 quilômetros de Manaus) é positiva para a segunda edição de 2025 da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e parceiros. O evento será realizado nesta sexta-feira (30), no auditório da Câmara Municipal de Anori, das 13h30 às 18h (horário local), com inscrições gratuitas disponíveis pelo link: https://doity.com.br/jornadaintegracaoanori.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, fará a abertura oficial da Jornada. Para ele, o evento reforça o compromisso da Autarquia com a interiorização dos benefícios da Zona Franca de Manaus. “A Jornada em Anori representa mais um passo no nosso compromisso de levar, de forma concreta, informações, capacitação e novas oportunidades aos produtores e empreendedores do interior do Amazonas. Queremos ampliar o alcance dos benefícios da Zona Franca e fortalecer a economia regional”, afirmou.

Empresários locais veem na Jornada uma oportunidade concreta de aproximação com as políticas públicas da Suframa. Edcarlos Marques Diamas, proprietário da Marques Indústria, especializada na fabricação de tijolos cerâmicos, ressaltou que a iniciativa amplia possibilidades para os empreendedores do município. “Sempre buscamos apoio para modernizar a empresa, mas a Suframa parecia distante de nós. Agora, com essa abertura, acreditamos que será possível acessar incentivos fiscais. Isso é fundamental para gerar mais emprego e ampliar nossos negócios”, destacou.

Para Thiago dos Santos Bastos, proprietário da Lanche e Pizzaria Bastos, o evento será uma oportunidade importante para esclarecer dúvidas sobre os incentivos e as mudanças trazidas pela reforma tributária. “Queremos entender melhor como funciona o cadastro na Suframa e quais vantagens ele oferece para quem empreende no interior. Também esperamos saber como a reforma tributária vai impactar nosso setor e o que a Suframa pode oferecer nesse novo cenário”, disse.

O município de Anori, com quase 22 mil habitantes, tem na produção de açaí e laranja atividades econômicas de destaque, além dos setores de serviços, agricultura, pecuária e indústria. Em março, representantes da Câmara Municipal de Anori estiveram na sede da Suframa para discutir ações de fortalecimento da economia local, incluindo a realização da Jornada.

Programação

A programação será conduzida por técnicos da Suframa e abordará temas como os incentivos fiscais administrados pela Autarquia; orientações sobre como efetuar o cadastro; elaboração de projetos utilizando matéria-prima regional; e oportunidades relacionadas à política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Além disso, haverá uma apresentação sobre os incentivos fiscais da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que incluem benefícios ligados ao Imposto de Renda e apoio financeiro por meio do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA).

Na etapa final, serão detalhados três programas prioritários da política de PD&I da Suframa: Bioeconomia, coordenado pelo Idesam; Fomento ao Empreendedorismo Inovador, sob gestão da Softex; e Indústria 4.0 e Modernização Industrial, conduzido pelo CITS.

Receba mensagem no WhatsApp