Últimas Notícias

Cheia em Benjamin Constant coloca o município entre os 20 municípios em situação de emergência no Amazonas

A cheia que atinge o Amazonas já atinge mais de 209 mil pessoas, de acordo com o Painel de Monitoramento Hidrometeorológico da Defesa Civil do Estado, divulgado no sábado (17).

A previsão é de que o cenário se prolongue. De acordo com o Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, as nove calhas dos rios amazonenses devem continuar em processo de cheia até, pelo menos, o mês de junho

Embora o nível exato das águas não tenha sido divulgado, na atualização mais recente do Painel de Monitoramento Hidrometeorológico da Defesa Civil do Estado, a cheia em Benjamin Constant já colocou o município entre os 20 municípios em situação de emergência, além de o incluir na lista dos oito municípios que entraram em emergência na área da saúde.

Apenas nas duas primeiras semanas de maio, o município registrou 419 casos de doenças gastrointestinais, de acordo com a Secretaria de Saúde — número quase igual ao de todo o mês de abril, que teve 420 notificações.

A pesquisadora em Ciências Ambientais e Agrárias da Universidade Federal do Amazonas, Geise Canalez, explicou que estudos realizados no município comprovam a contaminação das águas em vários pontos do rio Javari, que banha a cidade, gerando consequências para a população que tem maior contato com a água durante a cheia.

Para combater as doenças, agentes de saúde do município percorrem as comunidades situadas entre os rios e a floresta, distribuindo medicamentos e hipoclorito de sódio. Além disso, orientam a população sobre o uso adequado das gotinhas para purificar a água.

Com informações do G1

Receba mensagem no WhatsApp