Thiago de Mello será homenageado
Thiago de Mello terá homenagens pelos seus 95 anos-Com a presença da escritora Pollyanna Furtado Lima, mulher do poeta Thiago de Mello, foi definido nesta quinta-feira, 11/2, no Museu Cidade de Manaus, no centro histórico, os trabalhos para homenagear, neste ano, o poeta maior do Amazonas, que completa 95 anos no dia 30/3. As ações serão executadas pela Prefeitura de Manaus e a Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Acredito que quando vivemos de dor e tristeza (por conta da pandemia), a poesia de Thiago deve servir de ânimo e esperança”, ressaltou Pollyanna sobre a lembrança da cidade de Manaus, que tão fortemente fez parte da vida e da obra do poeta.
“Uma homenagem justa e necessária que a gente faz em vida ao maior poeta que o Amazonas já teve, e um dos maiores nomes da poesia no Brasil. Não é o Thiago que tem que se sentir honrado com a homenagem, e, sim, a Câmara que se sente honrada em homenagear Thiago de Mello nesse momento”, afirmou Marcelo, autor da proposta de homenagem na CMM.
Japão faz doação para obras na Apae Manaus- No dia 11 de fevereiro de 2021, através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana (APC), foi realizada a Cerimônia de Assinatura do Contrato de Doação em prol do “Projeto de Renovação das Instalações Elétricas e de Instalação do Sistema Fotovoltaico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus”. Valor da Doação: US$ 119.463
Assinaram o contrato a cônsul-geral do Japão em Manaus, sra. Hitomi Sekiguchi e a presidente da APAE Manaus, sra. Socorro Barros, com a participação do diretor financeiro, sr. Joel Nascimento, e da coordenadora de projetos da APAE Manaus, sra. Elizângela Castro.
E tem como objetivo melhorar a qualidade de educação e de assistência médica e social para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, através da renovação das instalações elétricas e da instalação do sistema fotovoltaico da APAE Manaus.
O limite máximo de doação do Programa APC para cada projeto, em geral, é até 10 milhões de ienes (equivalente a cerca de 90 mil dólares), entretanto, para este projeto o valor ficou acima do limite, considerando o importante apoio às pessoas com necessidades especiais e a promoção de energias renováveis na região da Floresta Amazônica.
Câmara aprova pena de prisão e multa para quem furar fila da vacina-O Plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (11) o Projeto de Lei 25/21, do deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), que tipifica os crimes de infração de plano de imunização; peculato de vacinas, bens medicinais ou terapêuticos; e corrupção em plano de imunização. O objetivo é coibir a prática de furar a fila de vacinação contra o novo coronavírus e outros desvios. A matéria segue para análise do Senado. Quem não respeitar a fila de prioridade pode ser preso; neste primeiro momento idosos são um dos grupos prioritários. Penas poderão ser agravadas se o infrator for agente público; proposta agora precisa ser votada no Senado(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Auxilio emergêncial volta em março – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (11) que o auxílio emergencial deve voltar a ser pago em março. Segundo o chefe do Executivo, a nova versão do benefício para a população de baixa ou nenhuma renda terá duração de 3 ou 4 meses.
A afirmação foi feita em uma entrevista à TV Mirante, afiliada da TV Globo no Maranhão, após um evento nesta quinta-feira (11). Bolsonaro viajou ao estado para participar de uma cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural em Alcântara.
“Está quase certo, ainda não sabemos o valor. Com toda a certeza, a partir… com toda a certeza, pode não ser a partir de março. Três a quatro meses, está sendo acertado com o Executivo e o Parlamento também porque temos que ter responsabilidade fiscal”, afirmou.
Fura-filas tomaram a segunda dose – Segundo o portal Amazonas 1,os fura-fila da vacinação em Manaus voltaram para tomar a segunda dose, numa totalmente desobediência a decisão da juíza federal Jaiza Fraxe.As irmãs Gabrielle e Isabelle,filhas do empresário Nilton Lins, da Faculdade Nilton Lins e o David Dallas,filho do ex-deputado Wanderley Dallas, repetiram o privilégio uma vez que já haviam cometido a imprudência de tomarem a primeira dose da vacina sem estarem no grupo linha de frente da pandemia em Manaus.
A juíza Jaiza Fraze foi bem clara em sua postagem,ontem (11/02) nas redes sociais – Quem repetiu o erro, após o devido processo legal e mediante as provas devidas, sofrerá as penas da ação de improbidade, em razão do dano ao erário, do privilégio ilícito e da infração do princípio da moralidade.
A doutora Jaiza Fraxe, alerta que além disso, existe a pena de perda do cargo público que estiver ocupando e suspensão dos direitos políticos, sem prejuízo de condenação para indenizar o grave dano coletivo. Está na lei e será cumprida para todos, pois não trabalhamos com privilégios.