Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara
Arthur Lira(PP-AL) é eleito o novo presidente da Câmara para um mandato de dois anos
O placar obtido por Lira foi um dos mais largos das últimas cinco disputas pelo comando da Câmara, perdendo apenas para a última, em que Maia foi eleito para o terceiro mandato com o apoio de quase todos os partidos da Casa.
Lira recebeu 302 votos, o que foi suficiente para vencer a eleição já no primeiro turno —eram necessários a maioria dos deputados presentes. Baleia teve 145 votos. O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) era uma aposta de Rodrigo Maia para tentar impedir a influência do governo no Congresso
Depois de tomar posse ,Arthur Lira revoga ato de Rodrigo Maia de aceitar o registro do bloco de Baleia Rossi.Ele retirou da Mesa Diretora da Casa os cargos de partidos que apoiaram Baleia Rossi.
Maia, havia deferido o pedido de registro do bloco de Baleia Rossi. Arthur Lira protestou porque segundo ele o bloco do seu principal adversário sequer foi protocolado.
Na certidão oficial com os registros dos blocos partidários o bloco de Arthur Lira foi formalizado, segundo o documento, com os apoios de PP, PSL, PSD, Republicanos, PTB, Pros, Podemos, Avante, Patriotas e PSL. apresentado
Já os partidos que apoiaram Baleia apresentaram “ofícios de constituição de bloco pendente de comunicação de sua composição” que não foi posteriormente apresentado. Apresentaram requerimentos nesse sentido: Rede (8h35h), PV (9h05), PCdoB (9h38), Cidadania (11h22), PDT 11h32), MDB (11h33), PSDB (11h55) e Solidariedade (11h56) e PSB (11h57).
O PT, maior partido da Câmara, não registrou a tempo o apoio a candidatura do deputado federal Baleia Rossi. O documento mostra que o partido apresentou às 12h06 seu ofício, o que o tiraria da possibilidade de integrar qualquer bloco.
O problema foi levado para a reunião de líderes, que já estava agendada. Arthur Lira e aliados defenderam que Baleia não formalizou o bloco. Rodrigo Maia entendeu que o sistema atrasou os protocolou e deferiu os dois blocos. Lira protestou, mas a decisão estava tomada.
A decisão de Arthur de tornar sem efeito a decisão de Rodrigo Maia, foi o primeiro ato dele com presidente da Câmara.
Com isso, a votação para os outros cargos da mesa ficou sem efeito.
O presidente Arthur Lira convocou reunião para abertura de prazos para nova votação para amanhã )02/02) em horário regimental e encerrou a sessão.