Manaus ficou sem oxigênio nos seus hospitais
As denúncias de falta de abastecimento de oxigênio em hospitais, ação manual de profissionais de saúde e condições assustadoras de pacientes que aguardam transporte de oxigênio à região, bem como o transporte de pacientes para atendimento em outras cidades, foram os acontecimentos que levaram ao desespero a cidade de Manaus no dia de hoje
A situação na capital amazonense chegou ao extremo nesta quinta-feira (14/1), após o registro de falta de oxigênio para pacientes hospitalizados internados. Em vídeos divulgados nas redes sociais, vários profissionais de saúde, descreveram a situação calamitosa nos hospitais de Manaus e pedem uma ação das autoridades para restabelecer, de forma imediata, o abastecimento na região, assim como apelavam às pessoas comuns que tivessem uma “bala” de oxigênio em casa que levassem em socorro aos pacientes que estavam morrendo nos hospitais. “Vários hospitais já estão com falta de oxigênio e pacientes que necessitam do oxigênio estão sendo ‘ambuzados’ (prática médica que usa um animador manual para simular uma respiração mecânica), mantidos vivos pelo esforço dos profissionais médicos, técnicos e enfermeiros”, disse Mario Viana, presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas.
O governo decretou toque de recolher a partir de hoje (14/01) valendo a partir das 19 horas até as 06 da manhã e prosseguindo por mais 10 dias.
Houve movimentação da representação política, tendo o senador Omar Aziz (PSD-AM) mobilizado a bancada federal do Amazonas para fazer gestões ao Palácio do Planalto para minorar os efeitos do coronavírus em todo o estado.
O deputado federal Bosco Saraiva (SD-AM) esteve também na Presidência da República e no Ministério da Saúde buscando soluções para a questão do oxigênio está faltando tanto em Manaus como no interior.
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) foi às redes sociais manifestar preocupação com a saúde e até abordou a questão da intervenção federal na saúde. Marcelo Ramos (PL-AM) disse que pediu ao ministro Ernesto Araújo ajuda para que os EUA cedam avião que transporte oxigênio para Manaus, considerando que o avião da FAB que transporta oxigênio em cilindro está em manutenção