Deputado Zé Ricardo,posições confusas no caso contratos sem licitação
Uma hora apoiou celebração de contratos sem licitação e na outra cobrou explicações
Deputado federal Zé Ricardo(PT-AM) e Luiz Castro,secretário de Educação(AM) |
Nos últimos dias, o deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) se contradisse em duas ocasiões.Num primeiro momento declarou ser correto que a Seduc pudesse celebrar contratos sem a devida licitação e na outra adotou uma postura diferente. O fato se deu em diversos contratos envolvendo empresas fornecedoras da Secretaria de Educação do Amazonas,que o atual secretário Luiz Castro quer fazer sem amparo da lei das licitações. O deputado petista achou por bem a acompanhar o raciocínio do seu ex-parceiro de oposição na Assembleia, que viu na emergência o fator plausível de realizar tal operação. O TCE-AM, inclusive suspendeu a Portaria da Seduc que dispensava processo licitatório na definição de empresas que forneceriam refeições a alunos da rede estadual no interior do Amazonas
Na posição do deputado federal Zé Ricardo que defendia o prosseguimento da contratação sem respaldo da lei, o que soou estranho é que quando ele estava na ALEAM sempre foi contra a prática, fazendo dobradinha oposicionista com Luiz Castro contra qualquer gestor que ousasse fazer contratos sem licitação.
Mas aí veio o movimento de professores que dentre outras reivindicações, pressionaram Zé Ricardo e ele mudou radicalmente a sua posição e resolveu cobrar do secretário de Educação Luiz Castro explicações sobre as dispensas em série de licitação, que dominam contratos na pasta.
José Ricardo ainda critica a falta de transparência na Seduc e sustenta que os contratos com dispensa de licitação precisam ser explicados pela secretaria. O deputado federal ainda exige que a gestão Luiz Castro implemente o projeto “Fundeb Transparente”, aprovado pela ALE-AM no final do ano passado, mas vetado pelo governador Wilson Lima.