Brasil e Suiça começa ao meio-dia horário de Manaus
Éder Militão e Rodrygo devem começar o jogo
A seleção brasileira enfrenta a Suíça, às 13h, e pode garantir passagem às oitavas. Tite não adiantou a escalação, mas Rodrygo e Éder Militão são cotados para iniciar o jogo.
A força do grupo que Tite levou ao Catar para a disputa da Copa do Mundo começa a ser colocada à prova a partir de hoje. Sem Neymar e Danilo, lesionados, e com Paquetá e Antony ficando fora de parte das atividades nos últimos dias, a seleção encara a Suíça a partir das 12h (horário de Manaus) com um time diferente e podendo garantir a classificação antecipada às oitavas de final. Tite escondeu a escalação, mas Éder Militão e Rodrygo são os mais cotados para iniciar o segundo jogo na Copa.
Assim, a tendência é o Brasil repetir o esquema de jogo que se mostrou eficiente diante da Sérvia. E, na impossibilidade de repetir o time, o jeito será apostar em atletas com características semelhantes.
Nesse contexto, mesmo que seja um improviso, Militão se aproxima mais de Danilo do que seu reserva imediato, Daniel Alves. Isso porque, para manter o esquema ofensivo diante de um adversário que joga com quatro jogadores em linha no meio, será preciso reforçar a defesa e lançar mão de jogadores com maior facilidade de recomposição.
Ponta Negra terá hoje o ‘Brahma Fest’ que vai transmitir jogo do Brasil e Suíça no anfiteatro
A empresa Pump Entertainment, vai transmitir o jogo do Brasil X Suíça na Copa do Mundo Fifa 2022, nesta segunda-feira, 28/11, no anfiteatro da Ponta Negra, zona Oeste, a partir das 11h, com o evento “Brahma Fest”.
Esta segunda transmissão ao vivo com atração, vai contar com a participação das bandas de Forró Meu Xodó e D’Seven, além do DJ Daniel, que promete agitar os torcedores nos intervalos do jogo.
“Na primeira transmissão, tivemos um público de mais de oito mil pessoas acompanhando o jogo da Seleção Brasileira de Futebol. Nesta segunda-feira, dia 28, esperamos o dobro. Além da transmissão no anfiteatro da Ponta Negra, Manaus, também, tem as ‘Ruas da Copa’ e a praça do Caranguejo, no Eldorado”, para o engajamento das torcidas nos dias de jogos da Copa.
O “Brahma Fest”, evento de transmissão com shows gratuitos, vai acontecer no anfiteatro da Ponta Negra sempre que a Seleção Brasileira jogar durante a 22ª Edição da Copa do Mundo.
“Para nós da Pump Manaus, é uma grande satisfação estar na realização do ‘Brahma Fest’ com o apoio da Prefeitura de Manaus e da Ambev. O torcedor manauara merece esse momento de descontração. Fica aqui o convite: venham assistir com a gente, na Ponta Negra, ao jogo do Brasil X Suiça”, finalizou o CEO da Pump Manaus, Bernard Teixeira.
O apoio da Prefeitura de Manaus nos pontos de transmissão é com serviços de sonorização, iluminação, palco, banheiros químicos e telão para a exibição dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Fifa 2022.
Largo de São Sebastião já está com a decoração do Natal
Lançada, na noite de sábado (26), no Largo de São Sebastião, a programação “O mundo encantado do Natal”, cuja organização é do governo do estado. Uma árvore de 30 metros, Papai Noel e a iluminação da decoração natalina foram os destaques da abertura das atividades que serão realizadas em Manaus.
A programação começou com a chegada do Papai Noel, que ganhou as ruas do Centro de Manaus, tendo como parada final o Largo de São Sebastião.
A árvore de Natal com 30 metros de altura conta com mais de 270 enfeites natalinos. A cenografia e a decoração são assinadas por artistas e profissionais da região.
Além do show de fogos de artifício silenciosos, a inauguração teve ainda apresentações dos corpos artísticos do Amazonas.
Serão mais de 40 dias de programação, que segue até o dia 6 de janeiro de 2023. As atrações não ficarão restritas a Manaus. Outros 20 municípios e outras seis comunidades, também vão receber estrutura que simbolize essa data tão importante que é o Natal.
Polícia alerta para golpe dos desafios e trabalhos de meio período
Golpe consiste em fazer compras em sites e apps com promessa de que valor gasto ou “investido” será devolvido com adicional por trabalho desempenhado
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), alerta sobre o golpe dos desafios e trabalhos de meio período, no qual os golpistas oferecem “missões” às vítimas em aplicativos de vendas on-line e empregos com ganhos elevados por mensagens nas redes sociais.
De acordo com o delegado Eduardo Paixão, titular da Especializada, o suposto emprego com missões e desafios consiste em fazer compras em sites e aplicativos com a promessa de que o valor gasto ou “investido” será devolvido com um adicional pelo trabalho desempenhado.
“Para fazer o trabalho, a vítima ganha acesso a uma plataforma onde aparecem as ‘missões’ e ela pode consultar seu saldo em tempo real. É bem provável que as compras sequer aconteçam, considerando o modo como elas são pagas, em transferências via Pix”, explicou.
Ainda conforme o titular, a vítima percebe que caiu em um golpe ou quando o valor sobe gradativamente e se torna inviável, ou quando ela decide sacar seu saldo e sair do esquema.
“Em ambos os casos, os golpistas impõem uma última tarefa ou uma taxa de resgate para liberar o suposto saldo, que costuma ser altíssima. De qualquer forma, essa tarefa é mais uma maneira de extorquir dinheiro das pessoas, porque, após ser paga pela vítima, o estelionato se consuma”, disse.
O delegado orienta que, caso tenham caído no estelionato virtual, as vítimas do golpe devem denunciar o crime de estelionato no site da Delegacia Virtual (Devir). Quanto ao prejuízo financeiro, devem demandar na Justiça Cível, via Defensoria Pública, pelo número 129, ou consultar um advogado particular.
Navio com 1,2 mil turistas abre a ‘Temporada de Cruzeiros 2022/2023’ em Manaus
A “Temporada de Cruzeiros 2022/2023” iniciou neste domingo, 27/11, com a chegada do transatlântico Insígnia, da empresa marítima Oceania Cruises, no porto de Manaus, no Centro, com um total de 1.203 turistas a bordo. O navio cruzeiro, que partiu de Miami (Flórida), ficará na capital amazonense até as 16h desta segunda-feira, dia 28.
(Manauscult), em parceria com o governo do Estado, via Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realizou o receptivo dos passageiros e tripulantes.
De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, Manaus será a cidade brasileira que mais vai receber navios nesta temporada e que a prefeitura fará uma imersão cultural durante os receptivos ao público que chegará nas embarcações.
“São esperados 17 navios para essa temporada de cruzeiros aqui em Manaus, serão quatro navios até o final do ano. O primeiro é o Insígnia, que acabou de chegar, são mais de 1.200 turistas neste navio, que farão passeios pelo entorno da cidade de Manaus, e também irão conhecer nossos espaços culturais, com o Museu da Cidade de Manaus e o Teatro Amazonas”, explicou Oliveira.
A temporada movimenta indiretamente toda a cadeia produtiva da cidade e representa um incremento importante para a economia local no pós-pandemia.
O segundo navio cruzeiro a chegar em Manaus será o Seven Seas Navigator, da RegentSeven Seas, na próxima terça-feira, 29/11, às 8h, no porto de Manaus, com previsão de partida para a quarta-feira, 30/11, às 16h.
Em seguida, ancora o navio Voledam, da Holland America, na quinta-feira, 1º/12, às 10h, saindo da cidade na sexta-feira, 2/12, às 16h.
O último navio do ano será o MS Marina, da Oceania Cruises, que chegará a Manaus no dia 28/12, às 9h, e partirá no dia 29/12, às 17h.
Tarifa zero nos ônibus avança no país e é debatida por equipe de Lula
Em 2022, a ideia de tirar a cobrança do transporte público ganha impulso no Brasil. Além de o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciar que analisa a ideia, ao menos 11 cidades passaram a adotá-la e o tema é debatido pela equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, deputado federal eleito por São Paulo e que integra a equipe de transição de governo, defende a criação de um sistema integrado de mobilidade, a exemplo do SUS com a saúde, em que o governo federal possa enviar recursos para ajudar as cidades a melhorar a estrutura de transportes. Esse sistema incluiria a adoção de tarifa zero.
Uma das questões que poderiam ajudar no avanço da proposta, e que precisa ser resolvida na alçada federal, é a do vale-transporte. Hoje, as empresas pagam o benefício só aos funcionários que usam ônibus e trens. Uma das ideias para custear o passe livre é mudar o modelo: as companhias passariam a pagar ao governo uma taxa de transporte para todos os funcionários, sendo que o valor por empregado seria menor do que o gasto atual com o VT. Assim, haveria um aumento de arrecadação, pois, espera-se, mais empresas passariam a contribuir.
Os especialistas consideram que poderia se criar uma cesta de várias fontes de recursos para custear a ideia, como verbas de cobrança por estacionamento na rua, pedágio urbano, transferências federais e venda de certificados de potencial construtivo.
Até hoje, nenhuma grande metrópole adotou tarifa zero de forma completa, sobretudo porque os custos de manter um sistema para transportar milhões de pessoas por dia são muito elevados.
Cidades que estão adotando agora a tarifa zero no Brasil também registram forte procura. Em Caucaia (CE), a cobrança foi abolida em agosto de 2021. Desde então, o total de viagens de ônibus passou de cerca de 500 mil para mais de 2 milhões mensais
“É uma transferência direta de renda para a população, que pode usar o dinheiro que gastaria no transporte em outras coisas, movimentando a economia da cidade”, diz Vitor Valim (sem partido), prefeito de Caucaia, que tem 360 mil habitantes.Brasil