Nas Entrelinhas

‘Círio é intocável e nenhum político pode se apropriar’, diz Helder Barbalho sobre participação de Bolsonaro em procissão católica em Belém

“O Círio é plural, com 229 anos, é a manifestação religiosa católica de maior relevância do mundo, juntando pelas ruas de Belém mais de duas milhões de pessoas”

Questionado sobre a Ida de Bolsonaro, o governador reeleito do Pará diz que é contra tentar ‘fazer do Círio o que fizeram com a Independência do Brasil’.

Questionado se convidou o atual presidente, Helder Barbalho disse que o “Círio de Nazaré é algo absolutamente intocável, algo que nenhum político tem o direito de se apropriar”, o que ele afirma ser “uma regra para todos os paraenses”.

Barbalho afirmou também que “assistir ao Círio deve ser certamente algo que todo cidadão que tenha a oportunidade que não perca esta oportunidade, independente inclusive se aprecia a religião católica ou outras religiões”.

“É uma manifestação tão rica, tão fantástica, católica, mas cultural e que leva todas as famílias, é o Natal dos paraenses. Eu espero, com toda sinceridade, que isto seja preservado, que o Círio possa ser preservado e que não se tente fazer com o Círio de Nazaré aquilo que tentaram fazer com a Independência do Brasil: a apropriação política. O Círio haverá de resistir a isso. E desejo que Nossa Senhora de Nazaré abençoe o povo brasileiro e o povo paraense”.

A Arquidiocese de Belém divulgou nota após repercussão negativa da ida do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Círio de Nazaré no Pará

A Arquidiocese de Belém divulgou nota na noite de ontem após repercussão negativa da ida do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Círio de Nazaré no Pará.

No documento, afirma que não houve nenhum convite da parte da arquidiocese nem da Diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade “seja em nível municipal, estadual ou federal.”

“Tomamos conhecimento da presença do senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, na Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a Romaria Fluvial”, afirma a arquidiocese.

Ainda conforme a nota, o Círio de Nazaré é um evento da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Arquidiocese de Belém, com todas as atividades que lhe são características.

Receba mensagem no WhatsApp