Réveillon em Manaus: Detran registra 402 infrações e 66 motoristas dirigindo alcoolizados
Operação de fiscalização nas principais avenidas da capital flagrou embriaguez ao volante como principal irregularidade na virada do ano

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou 402 infrações de trânsito durante a Operação Final do Ano Seguro 2025, realizada entre a noite de quarta-feira (31) e a madrugada desta quinta-feira (1º).
A fiscalização foi concentrada nas avenidas de maior fluxo da capital: Governador José Lindoso, Torquato Tapajós, Max Teixeira, do Turismo, Coronel Teixeira, Constantino Nery e Cosme Ferreira.
Embriaguez ao volante em destaque
Dirigir sob efeito de álcool liderou o ranking de infrações, com 66 flagrantes. Outros 28 condutores se recusaram a realizar o teste do bafômetro, infração que também é prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
Entre as demais irregularidades registradas estão: condução de motocicleta sem capacete (42), dirigir sem habilitação (27), uso de calçado impróprio (25), veículo sem equipamento obrigatório (24), permitir que pessoa não habilitada conduza o veículo (21), motociclista transportando passageiro sem capacete (21), veículo sem placa de identificação (8) e descarga livre (8).
Foco na preservação de vidas
O diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, destacou que o objetivo da operação foi reduzir acidentes e salvar vidas. “O Detran Amazonas esteve nas ruas em vários pontos da cidade para diminuir o número de acidentes, mortes e internações hospitalares. Ao longo de 2026, vamos continuar com ações educativas e de fiscalização. Pedimos à população que colabore, porque álcool e direção não combinam”, afirmou.
O diretor técnico da instituição, Wendell Waughan, garantiu que as ações de fiscalização terão continuidade em 2026. “Tivemos um balanço positivo, com redução de acidentes, apesar de ainda termos vítimas. A mensagem é levar essa conscientização para 2026: se dirigir, não beba, use o cinto de segurança e respeite as leis de trânsito. O foco é salvar vidas”, declarou.
A Operação Final do Ano Seguro 2025 começou em 23 de dezembro e integrou um conjunto de ações voltadas à segurança viária durante as festas de fim de ano.
