Polícia orienta passageiros após série de assaltos no ônibus da linha 560 na zona norte de Manaus

Os crimes ocorreram na Avenida Margarita, na Cidade de Deus; autoridades investigam grupo armado e reforçam pedido de colaboração da população
Passageiros devem redobrar atenção nas paradas da avenida Margarita
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) orienta os usuários do transporte coletivo a ficarem atentos durante embarques e desembarques na avenida Margarita, no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. O alerta ocorre após dois assaltos registrados no ônibus da linha 560 nos dias 5 e 17 de novembro.
Ações criminosas envolvem grupo armado
Segundo o delegado Charles Araújo, do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurcc), os suspeitos adquiriram facas e uma pistola nos ataques. Além de pertences de passageiros, também roubaram a renda dos coletivos.
“Estamos apurando a atuação de cinco indivíduos, um deles identificado como o principal responsável pelas ações. Ele teria comandado os dois assaltos com o uso de arma de fogo”, explicou o delegado.
Segurança no transporte
Dicas práticas de segurança para passageiros
Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, dando preferência às paradas mais movimentadas ou próximas aos comércios, principalmente à noite.
Separe com antecedência o valor da passagem ou do cartão, para não manusear carteira ou celular na rua ou na porta do ônibus.
Dentro do coletivo, mantenha bolsas, mochilas e sacolas à frente do corpo, com zíper fechado, evitando deixar objetos em bancos ou no colo de terceiros.
Em ônibus com poucos passageiros, procure sentar próximo ao motorista ou ao cobrador, o que facilita pedir ajuda em caso de suspeita ou emergência.
Evite o uso de fones de ouvido em volume alto e não fique distraído no celular, para conseguir realizar movimentos estranhos ao redor.
Ao notar qualquer comportamento suspeito, evite confronto direto e, assim que possível, acione os canais de denúncia das forças de segurança, informando linha, horário e local do fato.
Canais de denúncia e apoio à população
A PC-AM reforça que qualquer informação sobre o paradeiro dos envolvidos poderá ser repassada pelos números (92) 98827-8814 e 3667-7543, do Nurcc, ou pelos telefones 197 e (92) 3667-7575 da Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) também recebe denúncias pelo 181, de forma anônima.
