Manaus

Governo Federal em Manaus quer protocolo clínico rápido para identificar Covid no Amazonas

Hoje em Manaus, a secretária da Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, da equipe do Governo Federal visitou unidades de saúde e se reuniu com representantes do governo do Estado para definir ações de combate à pandemia de coronavírus.

Segundo a secretária, ficou definido que uma das estratégias é adotar com os médicos da atenção primária o chamado “protocolo clínico rápido” para que rapidamente os pacientes sejam diagnosticados e tomadas as medidas que evitem novos internamentos e o colapso do sistema. Segundo Mayra, “não é urgente e imperioso que a gente espere a testagem para começar a adotar as medidas” em caso de suspeita da doença.

Segundo ela, diante de uma situação grave como a enfrentada atualmente no Amazonas, não é necessário esperar a testagem quando há pacientes com sintomas clínicos de Covid. “A triagem, nesse momento, é muito mais um registro epidemiológico dos novos casos, mas ela não se aplica a deixar de socorrer as pessoas, internar quem necessita de internação e iniciar o tratamento precoce para evitar o número de internamentos e mortes”

Receba mensagem no WhatsApp