Suframa finaliza participação na Intersolar South America 2025 com resultados positivos

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) concluiu, nesta quinta-feira (29), a participação da Autarquia na Intersolar South America 2025, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, com balanço positivo na divulgação das oportunidades do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para empresas do setor de energia renovável.
Considerada a maior feira da América Latina voltada ao segmento, a Intersolar reuniu mais de 500 expositores, entre fabricantes e distribuidores de soluções e tecnologias em energia solar e sistemas associados.

A presença da Suframa ocorreu por meio da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin), unidade integrante da Superintendência Adjunta Executiva (SAE), e foi representada pelos servidores Adamilton Mourão e Camilla Abitbol.
Durante os três dias de evento, foram realizados mais de 110 contatos estratégicos com empresas da cadeia produtiva completa do setor fotovoltaico, abrangendo fabricantes de células e módulos solares, rastreadores (trackers), inversores, baterias, carregadores, estruturas metálicas e entidades de classe. “Consideramos que a participação da Suframa foi extremamente positiva”, destacou Camila Abitbol. “Contribuiu tanto para a política de atração de investimentos quanto para o acesso às mais recentes de inovações tecnológicas do setor, apresentadas durante a feira”, acrescentou Adamilton Mourão.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, ressaltou a relevância da ação. “Para a Suframa, é fundamental estar presente em eventos de prospecção ativa como este, divulgando o projeto Zona Franca de Manaus diretamente aos representantes de empresas nacionais e internacionais. Já identificamos interesse concreto de companhias em aprofundar o conhecimento sobre os benefícios da Zona Franca, com a intenção de agendar reuniões futuras para avaliar custos e vantagens de uma possível instalação na região”, salientou o superintendente.