Ir para o conteúdo
Últimas Notícias

Lula tem mal-estar, cancela compromissos e passa por exames em hospital

Segundo hospital, petista teve crise de labirintite e está em repouso no Alvorada

O presidente Lula (PT) sofreu uma crise de labirintite nesta segunda-feira (26) e teve de passar por exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, mas já está em repouso no Palácio da Alvorada. A informação foi confirmada em boletim médico divulgado pela instituição.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, nesta segunda-feira, 26 de maio, quadro de vertigem, com diagnóstico de labirintite. Realizou exames de imagem e de sangue no hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, todos dentro da normalidade”, diz a nota.

Segundo o hospital, ele “já se encontra no Palácio da Alvorada, onde deve permanecer em repouso ao longo do dia”. O presidente é acompanhado pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

Lula, 79, tinha uma série de agendas na tarde desta segunda no Palácio do Planalto, mas cancelou os compromissos. A Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência se manifestou repassando à imprensa o boletim do hospital.

Segundo a Secom, o presidente apresentou quadro de vertigem após almoçar e foi atendido pela coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência, Ana Helena Germoglio. Ela recomendou que o presidente passasse por exames e, por volta das 15h, ele foi ao hospital. O petista permaneceu no local por cerca de duas horas e, por volta das 17h, voltou para o Alvorada.

Entre as reuniões da agenda oficial, estava uma conversa com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil). Ele também tinha reuniões com as ministras Esther Dweck (Gestão) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), separadamente.

Segundo relatos de uma pessoa familiarizada com a situação, não há previsão de realizar novos exames e o petista poderá seguir com as atividades de sua agenda. Nesta semana, além dos compromissos em Brasília, estão previstos eventos do presidente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Paraná e Santa Catarina.

Em fevereiro, o petista viajou a São Paulo para fazer um check-up anual. Naquele momento, a Secom afirmou que era um exame que o petista faz sempre ao final de cada ano, mas devido à cirurgia de emergência na cabeça que teve que fazer em dezembro, optou-se por adiar os exames.

Receba mensagem no WhatsApp