Amazonas

Presos servidores que desviavam medicamentos em Manaus

As investigações iniciaram a partir de acionamento da própria Secretaria de Saúde do Amazonas que identificou inconsistência em quantidades de medicamentos nos almoxarifados e farmácia de unidades de saúde

A Operação Corsário deflagrada pelo Polícia Civil nesta terça-feira (23/7), resultou nas prisões de dois servidores de uma unidade de saúde que estavam desviando medicamentos e insumos do Hospital e Pronto-Socorro 28 de agosto e de duas maternidades em Manaus.

Na coletiva, o delegado Cícero Túlio, titular do 1 Distrito Integrado de Polícia (DIP), declarou que as investigações iniciaram a partir de acionamento da própria Secretaria de Saúde do Amazonas que identificou inconsistência em quantidades de medicamentos nos almoxarifados e farmácia de unidades de saúde.

“Na primeira fase da operação deflagrada no mês de maio, prendemos duas pessoas, um motorista, que é servidor da secretaria de Saúde do Amazonas, que encaminhava os medicamentos para um empresário realizar posterior revenda, que também foi preso, disse o delegado.

Conseguimos ainda identificar a participação de uma terceira pessoa e realizamos apreensões de celulares que foram analisados para essa segunda fase da operação”, destacou.

O delegado disse ainda que por meio da interceptação telefônica foi possível identificar três servidores de um hospital de grande porte, sendo três agentes administrativos, uma delas funcionária do almoxarifado e um motorista que atuavam no esquema.

“Os medicamentos e insumos eram desviados do hospital de grande porte, de duas maternidades e de uma fundação hospitalar. Eram medicamentos variados, já os insumos observamos a saída de muitos soros fisiológicos utilizados nas maternidades. Não descartamos o envolvimento de mais pessoas em uma próxima fase da operação”, considerando que parte dos insumos desviados eram negociados para interior do Amazonas e  algumas empresas que estariam envolvidas no esquema, finalizou o delegado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp