Blogs de Manaus

Real Time1__Amazônia em segundo plano: deputados mostram desinteresse por comissões

Espaços de debates políticos essenciais na Câmara Federal que têm como temática a Amazônia chamam pouca atenção de deputados federais

A Câmara Federal tem 30 Comissões Temáticas Permanentes e 273 frentes parlamentares em funcionamento regular desde o início da atual Legislatura, mas justamente aquelas ligadas a temas da Amazônia estão em baixa na preferência dos deputados federais da região.

Nesta quarta-feira (6/3), o presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL), oficializou os partidos que vão integrar as comissões e indicar os presidentes, mas somente duas – a de Defesa dos Direitos da Mulher (CMulher) e a da Amazônia, Povos Originários e Tradicionais (CPovos) – ficaram sem representantes de partidos ou presidências indicadas. Logo, ficam inoperantes até que tenham representatividade parlamentar.

Nenhum partido se interessou em integrar essas comissões, preferindo operar para conseguir espaços em comissões temáticas permanentes com maior poder de fogo, como a de Constituição e Justiça (CCJ), ou de exposição midiática, como a da Família e Previdência Social.

Frentes Parlamentares também têm baixa adesão

Dentre as Frentes Parlamentares, os temas ligados a Amazônia seguem em baixa. Frentes dedicadas, por exemplo, a defesa, duplicação e melhoria de condições de estradas brasileiras são ao menos cinco, mas a única que está sem representante neste início de ano é a de Defesa da BR-319, a Manaus-Porto Velho.

Essa frente foi criada em 23 de março do ano passado com a assinatura de 201 parlamentares, a maioria de Estados de fora da região. O representante era o deputado federal Fausto Júnior (União Brasil), que se licenciou do cargo no fim de dezembro para assumir uma secretaria do Governo do Amazonas.

Pauderney Avelino (União Brasil) assumiu o posto como suplente, mas não consta com integrante desta frente no momento.

Os deputados da bancada do Amazonas, inclusive, têm pouco interesse por liderar esses agrupamentos parlamentares que se unem para defender um determinado tema. Dentre as 273 regulamente existentes, apenas a Frente Parlamentar Mista do Sistema Prisional tem um deputado do Amazonas como representante, no caso o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL).

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp