Blogs de Manaus

Amazonas Atual__Manaus lidera em desastres naturais com alagamentos e deslizamentos

Alagamentos e deslizamentos de terra, durante cheias ou chuvas intensas, são os maiores desastres naturais ocorridos em Manaus. A capital amazonense registrou 23 ocorrências em 2023 e lidera ranking das cidades brasileiras com maior número de casos.

Os dados são do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Manaus está à frente de São Paulo, com 22 ocorrências, e Petrópolis (RJ), com 18.

Um dos casos mais marcantes em 2023, que causou a morte de oito pessoas, ocorreu no dia 14 de março. Um deslizamento na Comunidade Pingo D’Água, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, arrastou e matou moradores.

Leia Mais: IML identifica e libera corpos das 8 vítimas do deslizamento em Manaus

No dia 25 de março de 2023, uma tempestade resultou no alagamento da Comunidade da Sharp, no Distrito industrial. As ruas foram inundadas, casas invadidas pelas águas e 32 famílias ficaram desabrigadas.

O Brasil enfrentou um cenário alarmante em 2023, batendo recorde de ocorrências de desastres hidrológicos e geohidrológicos. Foram contabilizados 1.161 eventos, com uma média de três desastres por dia. Pela primeira vez, o país fechou o ano com mais de 1 mil ocorrências de desastres naturais, conforme o Cemaden.

Dos 1.161 desastres, 716 foram eventos hidrológicos, como enchentes e secas. Outros 445 foram desastres naturais de natureza geológica, como deslizamentos de terra.

Confira o ranking do Cemaden dos municípios com mais ocorrências:

Manaus (AM) – 23

São Paulo (SP) – 22

Petrópolis (RJ) – 18

Brusque (SC) – 14

Barra Mansa (RJ) – 14

Salvador (BA) – 11

Curitiba (PR) – 10

Itaquaquecetuba (SP) – 10

Ubatuba (SP) – 9

Xanxerê (SC) – 9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp