Nas Entrelinhas

Banho de loja em vira-latas faz adoções explodirem em cidade do RS

Campanha da Prefeitura de Pelotas exibe cãezinhos abandonados ou que sofreram maus-tratos em desfiles e outdoors pela cidade

Uma invasão de imagens de cachorros vira-latas que passaram por um “banho de loja” tomou conta de outdoors em pontos de ônibus e da traseira de vários desses veículo em Pelotas (RS). Trata-se da campanha “Todo Caramelo é Doce”, uma ação que, desde maio, fez explodir na cidade o número de adoções de cães em situação de vulnerabilidade.

Para potencializar ainda mais a busca por donos para os bichos abandonados, doentes ou que sofreram maus-tratos, os cãezinhos desfilaram em uma passarela com som montada no calçadão no centro da cidade, em junho, em plena festa popular do doce, uma das principais marcas de Pelotas.

Havia até barraquinhas de adoção. Os dogs voltaram aos holofotes neste mês com a Festa dos Caramelos, que entrou para o calendário de eventos da cidade.

udo isso acontece após os bichinhos passarem por uma sessão completa de beleza, que inclui banho, tosa, unhas feitas, roupinhas e microchipagem.

Nos outdoors, a foto de um cãozinho chama a atenção e, logo do lado, há seu nome e o número de telefone para os interessados em acolher um novo bicho.

De acordo com Luís Gustavo de Azevedo, 45, secretário municipal de comunicação e idealizador da iniciativa, apenas nove cães tinham sido adotados nos quatro primeiros meses do ano, antes da campanha.

O baixo número se devia também, segundo ele, ao fato de o canil municipal ser afastado, numa rodovia, e pela burocracia de ficar com o animal, que foi simplificada na iniciativa da prefeitura.

Com a exposição dos cães nas áreas mais centrais da cidade, o número de adoções mais que dobrou, chegando a 23 adoções entre maio e agosto, uma alta de 255% em relação ao primeiro período. Entre setembro e dezembro foram mais 22, totalizando 54 adoções em 2023 (45 na ação).

“A comunicação desempenhou um papel fundamental nesse processo. O canil estava superlotado, com um custo mensal de cerca de R$ 1.600 por animal.”

Matéria completa é da Folha SP e pode ser acessada pelo link abaixo

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/12/banho-de-loja-em-vira-latas-faz-adocoes-explodirem-em-cidade-do-rs.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp