Manchetes Hoje

A Folha__Marina Silva confirma Belém como sede da COP30

Brasil foi formalmente aprovado para receber evento da ONU em 2025 durante plenária da COP28, em Dubai

O Brasil foi formalmente aprovado nesta segunda-feira (11) como sede da COP30, conferência do clima da ONU prevista para acontecer em novembro de 2025. O presidente da COP28, Sultan Al Jaber, bateu o martelo sobre o item na plenária da conferência, prevista para terminar na terça (12), em Dubai, apesar de ainda estar longe do consenso entre os países.

“Sabemos que a COP30 será chave para a definição das novas NDCs [contribuições nacionalmente determinadas, metas climáticas dos países no Acordo de Paris], que serão fundamentais para alcançarmos a missão de [conter o aquecimento global em até] 1,5°C”, afirmou Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, na plenária da COP28.

A ministra também citou a importância da decisão da COP28 para a futura presidência da COP30, destacando o principal nó na negociação: a transição energética.

“Todos esperamos uma decisão que nos conduza a uma nova matriz energética, uma matriz caracterizada pelo aumento das fontes renováveis e a simultânea redução dos combustíveis fósseis”, afirmou.

A formalização do Brasil como sede da COP30 não guarda surpresas, apenas registra o consenso dos países. O Brasil já estava aprovado como sede desde que o Grulac —grupo de países da América Latina e Caribe— apresentou uma carta afirmando o consenso entre as nações da região sobre a candidatura brasileira.

Enquanto a plenária aprova o país-sede, a escolha da cidade que receberá a conferência compete apenas ao governo federal. Em seu discurso, Marina Silva confirmou a cidade de Belém, capital do Pará, como anfitriã da conferência.

“É com grande satisfação que informo nossa decisão de realizar a COP de 2025 na Amazônia brasileira, um bioma essencial para conter o aquecimento global. A COP30 será realizada na cidade de Belém”, afirmou Marina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp