Blogs de Manaus

Real Time1__Reuniões do G20 em Manaus acontecem em junho

A capital do Amazonas vai ser palco das reuniões com temáticas de sustentabilidade climática e bioeconomia.

Manaus vai receber duas reuniões do G20 que devem acontecer entre os dias 19 a 26 de junho de 2024. O calendário de encontros do evento foi divulgado na tarde de sexta-feira (08/12).

Calendário prevê mais de 120 reuniões e eventos durante o mandato brasileiro, que culmina na cúpula dos chefes de Estado e de Governo, a ser realizada em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

A descentralização das reuniões do G20, que acontecerá em 13 diferentes cidades brasileiras, permite ampliar a discussão em torno dos temas e destacar a diversidade, economia e riqueza cultural do Brasil.

A região Norte vai receber cinco encontros, sendo dois em Manaus (AM) e três em Belém (PA).

Em Manaus, a primeira reunião vai acontecer com o Grupo de Trabalho (GT) Sustentabilidade climática e ambiental, sob o comando do Ministério do Meio Ambiente, entre o dia 19 a 21 de junho.

O segundo evento do G20 na capital amazonense acontece de 24 a 26 de junho, com o Ministério das Relações Exteriores, para tratar sobre Bioeconomia.

Reuniões do G20

O cronograma de reuniões do G20 compreende ainda oito encontros em cidades fora do Brasil: Atlanta, Washington e Nova York (EUA), Genebra (Suíça) e Bruxelas (Bélgica).

A prática de realizar reuniões do G20 em locais internacionais é usual, visando aproveitar eventos globais nos quais ministros ou delegados de grupos de trabalho específicos ou da Trilha de Finanças estejam reunidos.

Os encontros da Trilha de Finanças em Washington, por exemplo, acontecerão junto com as reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O calendário de atividades do G20 abrange uma diversidade de temas essenciais para o desenvolvimento global em temas como: redução do risco de desastres, estratégias para combater a corrupção, iniciativas para promover a igualdade de gênero, tendências econômicas mundiais, reformas e adaptações no sistema financeiro global, compromissos e estratégias para enfrentar as mudanças climáticas, avanços tecnológicos e digitais, promoção da saúde global, estratégias para o desenvolvimento sustentável na agricultura, transição para fontes de energia sustentáveis, iniciativas para promover o emprego, combate à fome e à pobreza, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp