MANAUS AGORA

Médicos aceitam acordo com o Estado e voltam a fazer atendimentos na rede estadual de saúde

A reunião entre o governo estadual e representantes da categoria aconteceu nesta quinta-feira (7). No encontro, houve consenso sobre as datas de pagamentos dos salários atrasados. O acordo traz o cronograma de pagamento que já está sendo atendido desde o dia 5/12.

Médicos terceirizados do Amazonas decidiram retomar os atendimentos em Manaus, nesta quinta-feira (7), após sete dias de redução das atividades. A decisão ocorre depois de uma reunião com o Governo do Amazonas. A categoria aceitou o cronograma apresentado pelo Estado.

Os médicos reivindicavam do Governo do Amazonas pagamentos atrasados de 2021 e 2022, além dos salários dos meses de agosto, setembro e outubro de 2023.

No encontro entre governo estadual e representantes da categoria nesta quinta-feira (7), houve consenso sobre as datas de pagamentos dos salários atrasados. Pelo acordo, ficou estabelecido que o cronograma de pagamento vai cumprido na ordem a seguir __

débitos de agosto de 2023 já foram pagos no dia 5 de dezembro de 2023, ficando pendentes três empresas, cujos débitos serão liquidados em 14/12/2023

débitos de setembro de 2023 – serão liquidados em 21/12/2023;

débitos de outubro de 2023 – serão liquidados em 21/01/2024;

débitos de novembro e dezembro de 2023 – serão rediscutidos até 15 de fevereiro de 2024 para que seja estabelecido calendário de pagamento.

débitos dos exercícios de 2021 e 2022 serão unificados para pagamento dividido em cinco parcelas, a partir de março de 2024.

Para Ana Cristina Monteiro Antoni, médica representante da cooperativa de ortopedia, a decisão de encerrar a greve aconteceu após as discussões na reunião e chegarem a um consenso com o Governo do Amazonas para os pagamentos.

“Houve o compromisso do pagamento que a gente tanto estava questionando. Na realidade, não era só os pagamentos, mas a gente também falou de insumos. Nós vamos passar a ter a cada dois meses uma reunião com o governador, com o secretário de saúde, para a gente chegar a novos caminhos para melhorar de um todo a saúde no estado”, informou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp