Blogs de Manaus

G1 Amazonas__Máquinas de cateterismo quebradas fazem pacientes cardiopatas esperar meses por tratamento em Manaus

Unidade é referência no tratamento de doenças cardíacas no estado, mas segundo os pacientes está com máquinas quebradas e faltam insumos para a realização de procedimentos considerados urgentes

As duas máquinas de cateterismo da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), em Manaus, estão paradas. A denúncia foi feita por pacientes que estão há meses sem realizar exames e procedimentos cardíacos na unidade, que é referência para o tratamento no estado.

Em resposta ao g1, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que os pacientes que necessitam realizar o exame de hemodinâmica, que é o responsável por procedimentos como cateterismo, estão sendo encaminhados para a clínica Angiofisio, para realização do procedimento, via Complexo Regulador do Estado.

O secretário executivo adjunto da SES, Leandro Pimentel, também ressaltou que o órgão possui contrato vigente com a rede privada para complementar a oferta de serviços que envolvem procedimentos hemodinâmicos durante a manutenção das máquinas no FHCFM.

No entanto, pacientes ouvidos pela reportagem relataram que há meses buscam pelo tratamento, mas não recebem nenhum tipo de assistência na rede privada.

O industriário Alberto dos Santos contou que está desde agosto esperando para fazer um cateterismo, procedimento que ajuda a diagnosticar possíveis lesões nas artérias coronárias do paciente. Ele disse que chegou a fazer todos os exames necessários para o procedimento, mas logo em seguida foi informado que a máquina está quebrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp