HOJE É DIA...

Dia do Cerrado

Dia de que mesmo?

11 de setembro é o 254.º dia do ano no calendário gregoriano (255.º em anos bissextos). Faltam 111 dias para acabar o ano.

Datas Comemorativas

Dia Nacional do Cerrado.

Dia do Árbrito Esportivo. Veja as datas comemorativas de hoje, 11 de setembro

Qual é o signo dos nascidos em 11 de setembro?

Nascidos em 11 de setembro, são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem perfeccionistas e por terem paixão por organização e limpeza.

Além disso, aqueles com este signo são atenciosos, sábios, sinceros e confiáveis. No entanto, eles podem ser excessivamente críticos e se mostrarem agitados e impacientes.

SANTO DIA

Santo do dia 11 de setembro / SÃO JOÃO GABRIEL PERBOYRE

11 de setembro de 2020

João Gabriel foi proclamado Santo, pelo Papa João Paulo II, em 1996

1440790085João Gabriel Perboyre nasceu em 1802 na França, numa família de agricultores profundamente cristã. Era o primeiro dos oito filhos do casal, sendo educado para seguir a profissão do pai.

Mas o menino era muito piedoso demonstrando desde a infância sua vocação religiosa. Assim aos catorze anos, junto com dois de seus irmãos ingressou na Congregação da Missão fundada por São Vicente de Paulo.

João Gabriel recebeu a ordenação sacerdotal em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor nos Seminários Vicentinos. Porém seu desejo era ser um missionário na China.

Martirológio Romano

Secretariado Nacional de Liturgia

1.   Em Roma, no cemitério de Basila, junto à Via Salária Antiga, o sepultamento dos santos mártires Proto e Jacinto, a quem o papa São Dâmaso, depois de recuperar os seus túmulos ocultos na terra, celebrou com seus versos. Neste lugar, passados quase quinze séculos, foi encontrado intacto o sepulcro e o corpo cremado de São Jacinto.

(† s. III)

2*.   Em Zurique, na hodierna Suíça, os santos mártires Félix e Régula.

(† data inc.)

3.   Comemoração de São Pafnúcio, bispo no Egipto, que foi um dos confessores da fé que, no tempo do imperador Galério Maximino, depois de lhes ser vasado o olho direito e cortado o tendão do pé esquerdo, foram condenados às minas; mais tarde participou no Concílio de Niceia, onde defendeu vigorosamente contra os arianos a fé católica.

(† s. IV)

4.   Em Lião, na Gália, na actual França, São Paciente, bispo, que, movido pela caridade, distribuiu gratuitamente alimentos necessários às cidades situadas ao longo dos rios Ródano e Saône para socorrer as populações oprimidas pela fome; além disso, exerceu grande actividade apostólica na conversão dos hereges e no cuidado dos pobres.

(† c. 480)

5.   Em Paris, também na actual França, o passamento de São Sacerdote, bispo de Lião, que viveu no temor e amor de Deus e morreu quando se encontrava nesta cidade para participar no concílio.

(† 552)

6*.   Na ilha de Bardsey, no litoral da Câmbria setentrional, hoje País de Gales, São Daniel (Deiniol Wyn), bispo e abade de Bangor.

(† c. 584)

7*.   No mosteiro de Luxeuil, na Borgonha, hoje na França, o passamento de Santo Adélfio, abade do mosteiro de Remiremont, que lavou com muitas lágrimas a dissenção de um breve momento.

(† c. 670)

8*.   Em Toul, na Austrásia, também na actual França, São Leudino ou Bodon, bispo, que, depois de se ter casado, tomou a decisão de se retirar para a vida monástica, ao mesmo tempo que também sua esposa, Odila, seguia o mesmo caminho.

(† a. 680)

9*.   No mosteiro de Aulinas, na Calábria, região da Itália, Santo Elias, de sobrenome Espeleota, que seguiu a vida eremítica e depois cenobítica.

(† 960)

10*.   Em Nagasáki, no Japão, os beatos Gaspar Koteda, catequista, e as crianças Francisco Takeya e Pedro Shichiemon, mártires, que, depois de seus pais terem sofrido o martírio na véspera deste dia, também eles padeceram por Cristo com a mesma força de ânimo o mesmo suplício da decapitação.

(† 1622)

11*.   Em Roma, o Beato Boaventura de Barcelona (Miguel Gran), irmão da Ordem dos Frades Menores, que, animado pelo seu grande amor à observância regular, construiu em muitos lugares do território romano conventos destinados a retiros espirituais, manifestando sempre rigorosa austeridade de vida e caridade para com os pobres.

(† 1648)

12*.   Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort, na França, o Beato Francisco Mayaudon, presbítero e mártir, que, durante a Revolução Francesa, foi preso na galera por causa do sacerdócio e morreu consumido pela gangrena.

(† 1794)

13.   Em Wuchang, no Hubei, província da China, São João Gabriel Perboyre, presbítero da Congregação da Missão e mártir, que, para pregar o Evangelho, se adaptou aos usos e costumes do lugar; mas, desencadeada a perseguição, sofreu um longo e penoso cárcere e, finalmente foi suspenso duma cruz e morreu estrangulado.

(† 1840)

14*.   Em Barcelona, na Espanha, o Beato Pedro de Alcântara (Lourenço Villanueva Larrayoz), religioso da Ordem de São João de Deus e mártir, que, durante a perseguição contra a fé, sofreu o martírio por ser religioso.

(† 1936)

15*.   Em Genovés, povoação do território de Valência, também na Espanha, o Beato José Maria Segura Panadés, presbítero e mártir, que na mesma perseguição derramou o seu sangue por Cristo.

(† 1936)

16♦.   Em Hellin, perto de Albacete, também na Espanha, o Beato Fortunato Árias Sánchez, presbítero da diocese de Albacete e mártir, que, durante a perseguição contra a Igreja, foi assassinado em ódio ao sacerdócio.

(† 1936)

17♦.   Em Krasica, na Croácia, o Beato Francisco João Bonifácio, presbítero da diocese de Trieste e mártir, que. durante a ocupação da sua pátria por um regime inumano e anti-religioso, foi cruelmente assassinado em ódio à Igreja e ao sacerdócio.

(† 1946)

SALMO DO DIA

¹³ ; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

¹⁴ Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

¹⁵ Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

¹⁶ Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Segunda-feira é dia de qual orixá?

Exú e Omolú-Obaluaê são os orixás de segunda-feira. O Orixá Exú conecta os humanos ao mundo dos orixás, assim sem Ele nenhuma comunicação espiritual é possível, e não há proteção para o terreiro nem para os filhos.

ANIVERSARIANTES DO DIA

Antero de Quental Ponta Delgada

11/9/1842

Poeta, pensador e historiador português, influenciou a literatura portuguesa da segunda metade do século XIX.

Bismarck ( Bismarck Barreto Faria)

11/9/1969

Nascido no Rio de Janeiro, foi jogador de futebol e estrela do Vasco da Gama.

Brian Russel de Palma

11/9/1940

Produtor e roteirista cinematográfico, dirigiu o filme “Os Intocáveis”, estrelado por Kevin Costner, Sean Connery e Robert De Niro.

D. H. Lawrence (David Herbert Lawrence)

11/9/1885

Controvertido romancista e poeta britânico, suas descrições de experiências sexuais causaram grande polêmica.

Ferdinand Marcos Sarrat

11/9/1917

Líder das Filipinas de 1965-86 . Eleito por voto popular até 1972 quando assumiu poderes ditatoriais e declarou lei marcial.

Franz Beckenbauer

11/9/1945

Jogador de futebol alemão, participou de 103 jogos pela seleção de seu país, inclusive nas Copas do Mundo de 1966, 1970 e 1974.

Theodor Adorno

11/9/1906

Filósofo e sociólogo marxista alemão, criticou a corrupção dos ideais do Iluminismo.

Eventos históricos

1836: Proclamação da República Rio-Grandense

2001: Ataque contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque.

9 — Termina a Batalha da Floresta de Teutoburgo, onde o Império Romano sofre a maior derrota da sua história e o rio Reno se estabelece como a fronteira entre o Império e os chamados bárbaros pelos próximos quatrocentos anos.

1185 — Isaac II Ângelo mata Estêvão Hagiocristoforita e, em seguida, apela ao povo, resultando na revolta que depôs Andrônico I Comneno e coloca Isaac no trono do Império Bizantino.

1297 — Batalha de Stirling Bridge: escoceses liderados por William Wallace e Andrew Moray derrotam os ingleses.

1390 — Guerra Civil Lituana (1389–92): Os Cavaleiros Teutônicos iniciam um cerco de cinco semanas a Vilnius.

1541 — Santiago, Chile, é atacado por guerreiros indígenas, liderados por Michimalonco, para libertar oito chefes indígenas mantidos cativos pelos espanhóis.

1565 — As forças otomanas se retiram de Malta, encerrando o Grande Cerco de Malta.

1609 — Henry Hudson chega à ilha de Manhattan e conhece os indígenas que ali vivem.

1683 — Batalha de Viena: forças da coalizão, incluindo os famosos hussardos alados, liderados pelo rei polonês João III Sobieski, levantam o cerco das forças otomanas.

1697 — Batalha de Zenta: um grande envolvimento na Grande Guerra Turca (1683-1699) e uma das mais decisivas derrotas da história otomana.

1708 — Carlos XII da Suécia interrompe sua marcha para conquistar Moscou fora de Smolensk, marcando o ponto de virada na Grande Guerra do Norte. O exército é derrotado nove meses depois na Batalha de Poltava, e o Império Sueco deixa de ser uma grande potência.

1709 — Batalha de Malplaquet: Grã-Bretanha, Holanda e Áustria lutam contra a França.

1714 — Cerco de Barcelona: Barcelona, capital da Catalunha, se rende aos exércitos espanhóis e franceses da Casa de Bourbon na Guerra da Sucessão Espanhola.

1758 — Batalha de Saint Cast: a França repele a invasão britânica durante a Guerra dos Sete Anos.

1777 — Guerra de Independência dos Estados Unidos: Batalha de Brandywine: os britânicos celebram uma grande vitória no condado de Chester, Pensilvânia.

1792 — O diamante Hope é roubado junto com outras joias da coroa francesa quando seis homens invadem a casa onde estão guardadas.

1802 — França anexa o Reino da Sardenha.

1813 — Guerra de 1812: tropas britânicas chegam a Mount Vernon e se preparam para marchar e invadir Washington, D.C.

1814 — Guerra de 1812: o clímax da Batalha de Plattsburgh, uma grande vitória dos Estados Unidos na guerra.

1836 — Proclamada a República Rio-Grandense pelos rebeldes após derrotarem as tropas do Império do Brasil na Batalha do Seival, durante a Guerra dos Farrapos.

1852 — Início da Revolução de 11 de setembro resultando no Estado de Buenos Aires declarando independência como República.

1903 — Realizada a primeira corrida no Milwaukee Mile em West Allis, Wisconsin. É o circuito de autódromo mais antigo do mundo.

1916 — O vão central da ponte de Quebec desaba, matando 13 trabalhadores.

1919 — O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos invade Honduras.

1921 — Nahalal, o primeiro moshav na Palestina, é estabelecido como parte de um plano sionista de criar um estado judeu, que mais tarde seria Israel.

1922 — O Tratado de Kars é ratificado em Erevan, na Armênia.

1936 — Criado o Tribunal de Segurança Nacional (TSN) no Brasil, destinado ao julgamento sumário dos suspeitos de subversão.

1941 — Inicio das construções do Pentágono.

1944 — Segunda Guerra Mundial: começa a invasão dos Aliados Ocidentais da Alemanha perto da cidade de Aachen.

1943 — Segunda Guerra Mundial: Tropas alemãs ocupam a Córsega e o Kosovo-Metohija encerrando a ocupação italiana da Córsega.

1945 — Segunda Guerra Mundial: as forças australianas da 9ª Divisão libertam o campo Batu Lintang, administrado pelos japoneses, um campo de prisioneiros de guerra e de internamento civil na ilha de Bornéu.

1965 — Guerra Indo-Paquistanesa: O Exército Indiano captura a cidade de Burki, a sudeste de Lahore.

1967 — O Exército de Libertação Popular da China (ELP) lançou um ataque aos postos indianos em Nathu La, Sikkim, Índia, que resultou em confrontos militares.

1968 — O voo 1611 da Air France cai perto de Nice, França, matando 89 passageiros e seis tripulantes.[1]

1972 — O sistema de transporte rápido na área da baía de São Francisco inicia o serviço de passageiros.

1973 — Um golpe militar no Chile liderado pelo general Augusto Pinochet derruba o presidente democraticamente eleito Salvador Allende. Pinochet exerce poder ditatorial até ser destituído por um plebiscito em 1988, permanecendo no poder até 1990.

1979 — Toma posse em Angola e de forma interina o presidente Lúcio Lara.

1980 — Os eleitores aprovam uma nova Constituição do Chile, posteriormente alterada após a saída do Presidente Augusto Pinochet.

1982 — As forças internacionais que garantem a segurança dos refugiados palestinos após a invasão do Líbano em 1982 por Israel saem de Beirute. Cinco dias depois, vários milhares de refugiados são massacrados nos campos de refugiados de Sabra e Chatila pelas forças das Falanges Libanesas.

1985 — Desastre ferroviário de Moimenta-Alcafache, o pior acidente ferroviário ocorrido em Portugal.

1992 — O Furacão Iniki, um dos mais danosos da história dos Estados Unidos, devasta as ilhas havaianas de Kauai e Oahu.

1997

A sonda espacial Mars Global Surveyor da NASA chega a Marte.

Após um referendo nacional, a Escócia vota para estabelecer um parlamento descentralizado no Reino Unido.

2001 — Os Ataques de 11 de setembro, uma série de ataques suicidas coordenados, matando 2 996 pessoas usando quatro aviões sequestrados por 19 membros da al-Qaeda. Dois aviões caem no World Trade Center em Nova Iorque, um terceiro cai no Pentágono, Condado de Arlington, Virgínia, e um quarto em um campo perto de Shanksville, Pensilvânia.

2003 — A Valve lança o Steam, uma loja digital e plataforma de entrega.

2005 — Israel declara unilateralmente seu desligamento militar nas operações na faixa de Gaza.

2007 — A Rússia testa a maior arma convencional de todos os tempos, o Pai de Todas as Bombas.

2011 — Inaugurado o Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro no 10.º aniversário dos Ataques de 11 de setembro.

2012 — A embaixada dos Estados unidos em Bengasi, na Líbia, é atacada, resultando em quatro mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp