Bem na fotoDestaque

A passagem de Lula em Parintins: agenda com título de cidadão, a interligação ao Sistema Nacional de Energia e a espiada na magia de Garantido e Caprichoso

O presidente relançou o programa Luz Para Todos, para ampliar o acesso da população à energia elétrica e anunciou a interligação dos municípios de Parintins (AM), Itacoatiara (AM) e Juruti (PA) ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica e a assinatura de Ordem de Serviço do Linhão entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR)

Lula esteve no município para o evento de relançamento do programa Luz Para Todos. Este foi o primeiro evento da extensa agenda do petista na Região Norte – Reprodução TV Brasil

Em visita a Parintins (AM), na manhã desta sexta-feira (4/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que a classe política brasileira deveria aprender, com o povo do Amazonas, a “fazer política sem ódio, sem mentira e sem provocação”.

O mandatário brasileiro comparou os parlamentares aos torcedores dos Bois Caprichoso e Garantido, no tradicional festival de Parintins, o Boi Bumbá da Amazônia. Lula esteve no município para o evento de relançamento do programa Luz Para Todos. Este foi o primeiro evento da extensa agenda do petista na Região Norte.

Em, Parintins, o presidente em companhia do ministro da Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG) relançou o programa Luz Para Todos, que visa ampliar o acesso da população à energia elétrica. A previsão do governo é beneficiar até 500 mil famílias nesta nova fase do programa, que foi criado em 2003, no primeiro mandato de Lula.

Lula e a primeira-dama Janja,o governador do Amazonas Wilson Liam e o ministro das Minas Energia Alexandre Silveira – Reprodução TV

O programa busca garantir o fornecimento de energia elétrica à população brasileira residente em regiões remotas da Amazônia Legal e se pauta por diretrizes de combate à pobreza energética e de valorização e respeito à cultura de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

No mesmo local, foi anunciada a interligação dos municípios de Parintins (AM), Itacoatiara (AM) e Juruti (PA) ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica e a assinatura de Ordem de Serviço do Linhão entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR).

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, aproveitou a vinda do presidente Lula a Parintins para pedir apoio do governo federal na conclusão de grande obras no município. , Garcia apresentou demandas de Parintins que necessitam da “canetada” do presidente para execução, uma vez que estão paralisadas.

A população de Parintins marcou presença no encontro com Lula na cidade – Reprodução TV

As obras apontadas pelo prefeito de Parintins são a construção do muro de arrimo da cidade, a efetivação da estrada que liga a Vila Amazônia à comunidade da Valéria e a construção da estrada que interliga as comunidades Mocambo, Monte Sinai e Caburi.

As obras são frutos de projetos que contam com emendas parlamentares dos senadores amazonenses Omar Aziz e Eduardo Braga, mas.

Ao final do discurso, Bi Garcia entregou ao presidente Lula o título de Cidadão Parintinense e o convidou, juntamente com a esposa Janja, a retornar a Parintins para o Festival Folclórico de 2024

O prefeito de Parintins Bi Garcia entregou ao presidente Lula o título de Cidadão Parintinense e o convidou, juntamente com a esposa Janja, a retornar a Parintins para o Festival Folclórico de 2024 – Reprodução TV

Lula, recebeu homenagens dos bois Garantido e Caprichoso, em Parintins (AM),com apresentação de alguns itens da maior festa folclórica do Amazonas; David Assaiag interpretou o Hino Nacional, seguido de show de outros nomes de levantadores de  toadas, que cantaram dentre muitos sucessos a música Vermelho, de Chico da Silva e Tic Tic Tac do Mestre Braulino,A primeira-dama Janja Lula da Silva,entuasiasta do folclore parintinense, dançou durante a celebração.

O presidente Lula dispensou especial atenção ao cantor parintinense David Assayag que interpretou o Hino Nacional – Reprodução TV

Após a agenda em Parintins, Lula segue para Santarém, no Pará, onde passa o fim de semana e, na segunda-feira (7), inaugura a Infovia 01, que faz parte do programa Norte Conectado. Ela liga a cidade paraense a Manaus por meio de 1,1 quilômetro de cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos.

Esta infovia também leva conectividade para as cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará; e Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. O programa conta, no total, com oito infovias que irão atender 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

Nos dias 8 e 9, o presidente da República estará em Belém para a Cúpula da Amazônia, última agenda na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp