Nas Entrelinhas

Brasil na expectativa que a Dinamarca anuncie investimentos no Fundo Amazônia

Reunião bilateral entre presidente Lula e primeira-ministra dinamarquesa pode selar o acordo

O presidente Luís Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva desembarcaram neste domingo em Bruxelas, capital da Bélgica Ricardo Stuckert/ PR

O presidente Lula recebeu uma série de pedidos para encontros bilaterais para os quase três dias que passará em Bruxelas e participará da III Cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE). Fontes do governo afirmam que nem todos poderão ser atendidos por falta de tempo, mas um dos que está praticamente confirmado é com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen. A expectativa do governo é que ela anuncie investimentos do seu país para o Fundo Amazônia.

Segundo essas fontes, os governos europeus têm interesse interno em participar do fundo, pois o impacto positivo com o público interno de estar contribuindo para o fim do desmatamento geralmente compensa o investimento financeiro.

A população europeia é muito atenta a temas de meio ambiente e desmatamento, e a imagem de Lula nesses países é associada à de um líder que assumiu o comando do Brasil para reverter a política de descaso ambiental do governo anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp