Manaus

Bancada do Amazonas reúne com ministro Paulo Guedes e quer sustar medida que tira empregos da Zona Franca de Manaus

Parlamentares amazonenses estiveram com o Ministro Paulo Guedes

Parlamentares  do Amazonas apresentaram hoje  projeto de decreto legislativo para sustar a redução do Imposto sobre Importação de bicicletas, determinada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia.

O o projeto de decreto legislativo assinado pelos senadores Omar Aziz(PSD),Eduardo Braga(MDB) Plinio Valerio (PSDB) e os deputados federai Atila Lins(PP-AM) Bosco Saraiva (SD)Capitão Alberto Neto,SidneyLeite(PSD)Silas Câmara REP)Marcelos Ramos (PL)José Ricado(PT) e delegado Pablo(PSL) visa sustar a resolução que retira as bicicletas da lista exceções à tarifa externa.

A Resolução da Gecex 150/2021 do governo federal representa enorme risco de prejuízos para o setor de duas rodas do Polo Industrial de Manaus com o evidente incentivo de substituição da capacidade produtiva interna o que é grave nesse momento em que a economia brasileira vive sem precedentes e precisa de uma ação imediata para conter os seus efeitos .

Na Zona Franca, o setor de bicicletas gera 1,100 empregos e 3,500 indiretos e responde por um faturamento da ordem de 764 milhões ,sendo decisivo na geração de empregos em Manaus .

O setor também tem papel estratégico no equilíbrio ambiental da Amazônia, uma vez quebra tem amplas evidências de que a geração de empregos na ZFM reduz a pressão pelo desmatamento.

Além do mais o Amazonas vive a pior crise sanitária de sua história, com efeitos econômicos gravíssimos .

Milhares de amazonense estão impedidos de trabalhar ,o que torna maior à sua dependência do Polo Industrial de Manaus.

Logo essa medida do governo federal não faz sentido neste momento, pois ameaça tirar os empregos dos trabalhadores do Amazonas em benefícios de outros países.

Na parte da tarde, os senadores e os deputados da representação do Amazonas em Brasília estiveram reunidos com o Ministro Paulo Guedes cujo objetivo é sensibilizar o governo pela revogação da media.

Após a saída da reunião ,o senador Omar Aziz disse que o ministro Paulo Guedes pediu 24 horas para encontrar uma solução para o caso

Receba mensagem no WhatsApp