Últimas Notícias

Descontentes com relator do Mover, senadores querem reincluir ‘taxa das blusinhas’ no texto

Surpreendidos pela retirada da taxação de compras internacionais de até US$ 50 do projeto, aliados do Planalto prometem reagir

Aliados do governo Lula (PT) no Congresso dizem terem sido surpreendidos pela decisão do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) de retirar o trecho que taxa compras internacionais de até US$ 50 do projeto do Mover (programa para descarbonização do setor automotivo). Cunha é o relator do texto no Senado.

A decisão irritou senadores, que já se movimentam para que esse trecho seja reincluído no texto.

Senadores influentes prometem conversar com Cunha para convencê-lo a retomar o tema no relatório do programa Mover, onde a questão da taxação dos importados foi inserida mesmo sem ter relação com o projeto original –por isso é tratada como “jabuti”.

Caso a iniciativa não prospere, a ideia é que algum senador apresente um destaque durante a votação do plenário para que seja apreciado o projeto original.

Se a retirada dos trechos for aprovada, o texto terá de voltar à Câmara, o que deve atrasar ainda mais a aprovação do programa.

O governo queria que o programa fosse votado hoje (4) no Senado da forma como foi encaminhado pela Câmara para ser enviado direto à sanção. A votação ficou para amanhã dia(5).

Posteriormente, Lula avaliará vetos a trechos específicas do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp