Últimas Notícias

Com fronteira de Gaza e Egito fechada, brasileiros tentarão sair do enclave no sábado

A expectativa era a de que os brasileiros saíssem nesta sexta-feira do território palestino; segundo o chanceler Mauro Vieira ‘a situação em Gaza não permite dizer se sairão hoje, amanhã ou quando’

A passagem de Rafah, que separa a Faixa de Gaza do Egito, foi fechada novamente nesta sexta-feira, 10, e os 34 brasileiros que haviam recebido autorização para sair do território permanecem em Gaza.

“A pendência para a abertura da fronteira é a autorização para que ambulâncias passem primeiro com os feridos para serem tratados no Egito, hoje apenas 5 passaram e dezenas ficaram retidas no norte de Gaza”, disse o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, após contato do Estadão

O embaixador afirmou que a ofensiva terrestre israelense no norte do enclave palestino dificulta a saída das ambulâncias e que tudo está sendo feito em coordenação com Israel e a Cruz Vermelha. Candeas apontou que se as ambulâncias puderem sair no sábado, 11, os estrangeiros também deverão passar pela fronteira com o Egito.

O diplomata também afirmou que a embaixada do Brasil em Israel conseguiu a autorização junto à agência de segurança israelense para que Jamila, avó da brasileira Shahed Al-Banna, pudesse sair de Gaza com a sua neta. O embaixador disse que quase todos os brasileiros seguem em Rafah, menos Hasan Rabee, que optou por retornar à cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.

Leia mais:

https://www.estadao.com.br/internacional/passagem-de-rafah-e-fechada-e-brasileiros-permanecem-em-gaza/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp