Técnica de enfermagem indígena é primeira pessoa a receber a vacina em São Gabriel
A vacinação contra a Covid-19 começou nesta terça-feira (19) em São Gabriel da Cachoeira. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu início à imunização horas após ter recebido as doses. A primeira pessoa a ser vacinada é a técnica em enfermagem Juscelina Silveira da Silva, de 57 anos, indígena da etnia Tukano (foto) que trabalha na Casa de Saúde Indígena (Casai) há cerca de 20 anos.
Durante toda a pandemia ela atuou na linha de frente e chegou a contrair a Covid-19 no mês de abril. “Rezo para não adoecer e continuar trabalhando. Fico pensando em quem vai cuidar dos doentes”, disse.
Juscelina, informou que em momento algum teve medo de receber a vacina e percebe que os indígenas querem ser imunizados. “O que eu vejo é que eles querem a vacina e perguntam quando vai chegar à comunidade”, diz.
Quem aplicou a vacina foi a enfermeira e coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI) em São Gabriel da Cachoeira, Márcia Laryssa Gama Feitosa, que também é indígena, da etnia Tariano.
Ainda nesta terça-feira foi vacinado o casal de idosos Mariquinha Navarro Campos, de 86 anos, da etnia Piratapuya, e Lauriano Freire Campos, de 88 anos, da etnia Tariano.
Falando na língua Tukano, dona Mariquinha contou que vinha se tratando com os remédios tradicionais e benzimentos, mas que ficou muito feliz em ser imunizada. A prefeita em exercício Eliane Falcão estava presente e ajudou na tradução da língua indígena.
É isso aí parente: dá para fazer uso dos remédios tradicionais e tomar a vacina!!
A vacinação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Miguel Quirino na tarde desta terça-feira. Conforme o secretário municipal de Saúde, Fábio Sampaio, a unidade deve começar a receber pacientes ainda nesta semana. O local funcionará como referência para tratamento de Covid-19 e atenderá a casos leves e moderados. A UBS Praia será mantida para atender casos leves.
Número de doses e prioridades
As vacinas contra a Covid-19 chegaram no final da manhã desta terça-feira (19) no aeroporto Uaupés, em São Gabriel da Cachoeira. O secretário de Saúde, Fábio Sampaio, e o presidente da FOIRN, Marivelton Baré, estavam no aeroporto para receber as caixas com o imunizante Coronavac. Houve escolta da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.
Nesta primeira fase, o município recebeu 13.984 doses. Desse total:
11.500 doses vão para o Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Negro (Dsei-ARN);
480 doses vão para o Dsei Yanomami;
2.004 doses vão para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Os profissionais da saúde serão os primeiros a serem vacinados, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. O município conta com cerca de 1 mil profissionais da saúde atuando na Semsa, Dsei ARN, Dsei Yanomami e Hospital de Guarnição do Exército (HGuSGC). Esse grupo deve receber as doses da vacina nesta quarta (20) e quinta-feira (21).
A vacinação dos idosos a partir de 60 anos está prevista para ocorrer no sábado. As informações sobre data, horário e local serão amplamente divulgadas pela Semsa.
A vacinação no território indígena pelo Dsei-ARN e Dsei Yanomami deve ter início ainda esta semana. Os órgãos têm ampla experiência em imunização dos povos indígenas e na logística da operação. Os povos indígenas aldeados têm prioridade na imunização, assim como os profissionais de saúde e idosos (60 anos ou mais).
As doses destinadas ao Dsei-ARN estão guardadas pelo Exército.
O secretário de Saúde, Fábio Sampaio destaca:
”É muito importante que a população mantenha os cuidados de prevenção da Covid-19, use máscaras e faça o isolamento social até que a gente consiga imunizar todas as pessoas. A vacina é preventiva. É muito importante nesse momento manter as medidas de controle contra o novo coronavírus.”
Casos em São Gabriel
Boletim divulgado nesta terça-feira, dia 19, pelo Governo do Estado, indica que em São Gabriel há:
5.734 casos da Covid-19, com 66 óbitos
Até a noite de ontem a Semsa havia divulgado apenas o boletim de segunda-feira (18), que indica:
5.674 casos da Covid-19
24 novos casos em 24 horas
655 casos recentes confirmados
263 monitoramentos
5.031 recuperados
64 óbitos confirmados
28 internados, sendo 19 no HGU e 9 na UBS Praia
Casos nas comunidades
Boletim epidemiológico divulgado em 19 de janeiro pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) indica:
2.079 casos confirmados e 13 mortes em comunidades atendidas pelo Dsei ARN em São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos;
1.218 casos confirmados e 10 mortes em comunidades atendidas pelo Dsei Yanomami no Amazonas e Roraima.