Visitas institucionais marcam agenda paralela da Suframa em Anori (AM)

Fotos: Isaac Júnior/Suframa
A Suframa também realizou uma agenda paralela de visitas, nesta sexta-feira (30), em Anori (AM), como parte da programação da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento no município. Após fazer a abertura na Câmara Municipal, o superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, seguiu para uma entrevista ao vivo na Rádio Tucunaré FM, acompanhado do prefeito Régis Nazaré.

Durante a conversa com o apresentador Paulo Sérgio “Bodó”, Bosco Saraiva explanou sobre os objetivos da Jornada e os resultados positivos que o projeto começa a proporcionar para os moradores da localidade. “Estamos aqui com nossos técnicos e representantes de outras instituições parceiras para trazer informações importantes sobre os benefícios fiscais e como eles podem ser utilizados em prol das famílias de Anori. Esse é o compromisso da Suframa, por meio de um projeto que começa a se estender por vários municípios com a proposta de integrar e interiorizar o desenvolvimento nessas localidades”, disse.
Da rádio, a comitiva seguiu para a Escola Estadual Presidente Costa e Silva, onde conheceu parte de uma turma do curso de “Açaí Biotech Lab”, que busca capacitar jovens produtores sobre a cadeia produtiva do açaí. O grupo foi recebido pela professora e técnica do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), Antônia Barroso, que explicou a finalidade do projeto. “Temos duas turmas. O curso é desenvolvido por módulo e é desenvolvido em parceria entre a prefeitura, o INDT e a Positivo, para que esses jovens sejam empreendedores e a gente possa dar um destino aos subprodutos do açaí, principalmente, ao caroço do açaí, que está se transformando em resíduos”, explicou a professora.

Na terceira visita, realizada no Hospital Darlinda Ribeiro, o foco foi acompanhar o desenvolvimento do sistema criado para ajudar a gerenciar o atendimento em hospitais, com a utilização de Inteligência Artificial e recursos do Programa Prioritário Economia Digital (PPED), executado como fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 01/2016, celebrado entre o Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (Capda), com interveniência da Suframa e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT).
“A gente desenvolveu um sistema que ajuda a gerenciar o atendimento do hospital. Então, receber o paciente, gerar prontuário … É um sistema que vai ajudar a ter a rastreabilidade dos dados do paciente quando chega, do que ele fez no hospital, do que foi receitado para ele, e os retornos que ele for fazer. A Suframa foi um dos parceiros nossos para que esse sistema estivesse aqui hoje”, ressaltou a diretora de inovação do INDT, Luana Lobão, no momento em que os visitantes eram recebidos pela diretora-geral do hospital, Lúcia Comptom.

Empreendimentos
Nas duas últimas agendas, a comitiva conheceu dois empreendimentos. O primeiro foi o Ayanori Fruts, que tem como proprietário o senhor Ricardo Alexandre. O prédio está em obras, mas alguns equipamentos já estão instalados e a produção começa em breve. Já no Sítio João Magno, a comercialização do açaí, cupuaçu e a criação de pescado estão de “vento em polpa”, conforme informou o agricultor João Antônio Simões. O local – 64 hectares – foi palco da competição esportiva Extreme Anori, no último fim de semana.