Enem está suspenso no Amazonas
Com decisão em caráter preliminar, a justiça federal do Amazonas acaba de determinar o adiamento das provas do Enem até o fim do estado de calamidade pública decretado pelo governo.
A decisão ocorrida nesta quarta-feira, 13, é do juiz plantonista Ricardo Augusto de Sales e se deu em razão de uma ação popular. O magistrado determinou que o governo impeça o acesso às instalações das escolas públicas estaduais para a organização do vestibular. As provas estavam previstas para os dias 17 e 24 de janeiro.
A multa em caso de descumprimento é de R$ 100 mil por dia e vale tanto para o governo estadual quanto para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.
O Enem foi adiado para janeiro justamente por causa da pandemia. Antes de definir novas datas, o Ministério da Educação chegou a fazer uma enquete com os estudantes, que indicaram preferência pelo adiamento para o mês de maio de 2021. Apesar do resultado da consulta, a prova foi marcada para janeiro para não interferir no calendário das universidades