Últimas Notícias

Quem era Arthur Virgílio Bisneto, ex-deputado federal que morreu nesta segunda-feira em Manaus

Filho do ex-ministro e ex-senador Arthur Virgílio Neto, Arthur Bisneto foi o deputado federal mais votado no Amazonas em 2014; ele tinha 44 anos e a causa da morte não foi divulgada

O ex-deputado federal Arthur Virgílio Bisneto (PL) morreu nesta terça-feira, 28, aos 44 anos, em Manaus. Filho do ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência, ex-senador e ex-prefeito da capital amazonense Arthur Virgílio Neto, Arthur Bisneto integrou a Câmara dos Deputados entre 2015 e 2019 e foi secretário-chefe da Casa Civil da capital amazonense quando o pai foi prefeito pela última vez, entre 2017 e 2018. A causa da morte não foi divulgada.

Arthur Bisneto nasceu em Brasília no dia 1º de outubro de 1979 e ingressou na política em 2000, aos 21 anos. Naquele ano, ele foi eleito vereador de Manaus pelo PSDB, após obter 5.789 votos (0,93% dos votos válidos).

A trajetória na vereança de Manaus foi curta já que, em 2002, ele foi eleito deputado estadual. Arthur Bisneto foi reeleito para o cargo em 2006 e 2010.

Nas eleições de 2014, Arthur Bisneto foi o deputado federal mais votado em Amazonas, com 250.916 votos (14% dos votos válidos). Na Câmara, ele protocolou 23 projetos de lei, mas nenhum se tornou norma jurídica. Outras 13 propostas ainda tramitam no Congresso Nacional.

Em 2017, ele pediu licença da Câmara para assumir a Casa Civil de Manaus, quando Arthur Virgílio Neto era o prefeito. Ele permaneceu no cargo até o ano seguinte.

Na última participação em eleições, Arthur Bisneto foi o candidato à vice do senador Omar Aziz (PSD-AM) que concorreu ao cargo de governador do Amazonas em 2018. A chapa ficou em quarto lugar com 142.804 votos (8,1% dos votos válidos).

A morte do jovem Arthur Bisneto, consternou o meio político do Amazonas, com expressões de sentimentos publicados nas redes sociais:

O senador Omar Aziz, que teve Bisneto como seu vice em campanha ao governo, externou profundo pesar e se disse consternado, uma vez que segundo ele, Bisneto ainda tinha muito a contribuir.

Bosco Saraiva, superintendente da Suframa, também usou sua conta no X(ex-twitter) para hipotecar solidariedade à família de Arthur Bisneto _ “Em profundo lamento, recebo a notícia do falecimento precoce do amigo Arthur Bisneto. Um jovem que cresceu, não apenas em estatura, mas pode acompanhar seu desenvolvimento enquanto ser humano

 e representante político nos diversos cargas que ocupou”.

O governador Wilson Lima emitiu nota em lamenta “com grande pesar a morte do ex-deputado federal Arthur Bisneto, nesta terça-feira (28)”. “Bisneto foi um jovem proeminente da política local, contribuindo sempre com o bem-estar da população do Amazonas”, disse o governador.

O prefeito de Manaus, David Almeida, também lamentou a morte de Bisneto.

“É com muita tristeza que recebo a informação do falecimento do ex-deputado federal Arthur Virgílio Bisneto. Neste momento de dor, expresso minhas sinceras condolências à família, amigos e colegas de Arthur. Que Deus conforte seus corações”, escreveu o prefeito no X, antigo Twitter.

No Congresso, em Brasília, o deputado Pauderney Avelino, encaminhou nota de pesar ao jovem político do Amazonas e que foi atendido pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco.

Velório de Arthur Bisneto acontece nesta quarta na Aleam e será aberto ao público

Cerimônia ocorrerá no auditório Belarmino Lins, a partir das 8h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp