Amazonas baixa a guarda e afrouxa circulação de pessoas e funcionamento do comércio
Amazonas baixa a guarda e afrouxa circulação de pessoas e funcionamento do comércio – O Governo do Amazonas estabelece novo decreto para vigorar a partir da próxima segunda-feira de 8 a 21 de março com a restrição de circulação de pessoas que passará a ser das 21h às 6h.
Entre as principais alterações, está a autorização para o funcionamento de salões de beleza e marinas, em horário reduzido, e do transporte intermunicipal de passageiros, limitado a 50% da capacidade e condicionado à autorização prévia.
Fica facultado às instituições privadas a decisão de abertura de creches e do ensino infantil, com metade da ocupação das salas.
O decreto do Governo prevê ainda alterações em horários de outros segmentos do comércio e serviços.
Sobe o número de COVID-19 no Amazonas nesta sexta-feira 05/03- A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº336, informa o diagnóstico de 2.355 novos casos de Covid-19, totalizando 322.227 casos da doença no estado.
Segundo o boletim, foram confirmados 57 óbitos por Covid-19, sendo 24 ocorridos no dia 04/03 e 33 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 11.229 o total de mortes.
Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira (04/03), foram registrados 14 sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 35.963 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 11,16% dos casos confirmados ativos.
Vacinação hoje é para os idosos de 65 A 69 anos– Hoje idosos com 65 a 69 anos terão nova oportunidade para serem vacinados contra a Covid-19,em Manaus. A campanha de vacinação do grupo prioritário de idosos com 65 a 69 anos começou nesta semana e seguiu em ordem decrescente, ou seja, em cada dia da semana, um grupo por idade foi vacinado.
Mas hoje aqueles que não puderam vacinar no decorrer da semana terão uma nova chance
Sábado (06/03):Idosos de 65 a 69 que não puderam se vacinar durante a semana
Vacinação para idosos de 60 a 64 anos sem data para começar
A secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins, informou que foram recebidas pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) na última quarta-feira, as 36.190 doses de vacina destinadas à capital na última remessa, feita pelo Ministério da Saúde ao Amazonas e que estava prevista a entrega à Divisão de Imunização da Semsa nesta sexta-feira, 5/3.
Ela explica que a remessa a ser recebida será conferida e registrada em sistema e, a seguir, liberada para a vacinação do grupo de 60 a 64 anos, que deve ocorrer a partir da próxima semana, em data a ser confirmada.
Esse número de vacinas vai garantir que a Prefeitura de Manaus imunize 35,7% dos idosos de 60 a 64 anos residentes na capital.
O percentual corresponde a 24.139 pessoas do total estimado de 67.694 pessoas desta faixa residentes no município.
Eles integram os grupos prioritários da etapa atual da campanha municipal de vacinação contra a Covid-19, onde também estão os idosos de 65 a 69 anos, que começaram a ser vacinados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na última segunda-feira, 1º/3.
Aline ressalta que o novo quantitativo é suficiente para vacinar, com as duas doses, 25,5%, ou seja, 17.234 pessoas nesta faixa etária e que será somado ao da remessa anterior, destinada a 10,2% dos idosos da mesma faixa etária (6.905). “Assim, poderemos atender a mais de 24 mil pessoas neste primeiro momento e os demais serão contemplados assim que recebermos mais vacinas, sendo possível que isto ocorra ainda no mês de março conforme previsões feitas pelo Ministério da Saúde”, diz a secretária interina.
Por não haver doses suficientes para a totalidade das pessoas nessa faixa etária, serão usados critérios para ordenar as prioridades de atendimento. Aline Martins informa que os critérios serão pactuados na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes do Estado e dos municípios.
Antecipação do 13 salário para os aposentados do INSS-Pelo segundo ano consecutivo, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) receberão o décimo terceiro salário de forma antecipada, disse há pouco o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo o ministro, a medida só vai ocorrer depois da aprovação do Orçamento Geral da União deste ano.
“O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez”, disse o ministro. No ano passado, os beneficiários do INSS tiveram o décimo terceiro antecipado para abril como medida de ajuda à população mais afetada pela pandemia de covid-19.