MANAUS AGORA

Vereadores de Manaus mudam de partidos, mas não alteram forças na Câmara

A janela partidária para as eleições de 2024 encerrou-se com diversas mudanças entre os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Ao todo, foram confirmadas nove trocas de partidos até a tarde da última sexta-feira (5).

O Partido Social Democrático (PSD), liderado pelo senador Omar Aziz, foi o que mais ganhou parlamentares durante este período. Os vereadores Fransuá e Jander Lobato, anteriormente filiados ao PV e ao PP, respectivamente, agora fazem parte do PSD. Fransuá anunciou sua nova filiação em uma postagem nas redes sociais, enquanto Jander Lobato revelou que já estava no partido desde janeiro, mas a mudança ainda não havia sido formalizada pela CMM.

Por outro lado, o partido Mobiliza (anteriormente PMN) perdeu os três vereadores eleitos em 2020: Eduardo Alfaia, Kennedy Marques e Rosinaldo Bual. A sigla lançou o deputado estadual Wilker Barreto como pré-candidato à Prefeitura de Manaus e declarou que irá focar em eleger novos parlamentares.

As primeiras trocas foram realizadas pelos vereadores Jaildo Oliveira, Glória Carrate e Elissandro Bessa, que migraram do PcdoB, do PL e do Solidariedade para o PV e PSB, respectivamente. Posteriormente, Fransuá deixou o PV para se juntar ao PSD, enquanto Raiff Matos trocou o DC pelo PL, citando alinhamento ideológico com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante uma sessão na CMM, a vereadora Thaysa Lippy anunciou sua saída do PP e filiação ao Partido Renovação Democrática (PRD), presidido por seu pai, o deputado estadual Felipe Souza. A mudança coincidiu com o ingresso de Coronel Menezes no PP, assumindo o posto antes ocupado por Thaysa.

Os vereadores Capitão Carpê e Lissandro Breval também confirmaram mudanças partidárias. Carpê deixou o Republicanos para se filiar ao PL, enquanto Breval rompeu com o prefeito David Almeida (Avante) e ingressou no PP.

Além das trocas entre vereadores, a janela partidária também foi marcada por anúncios de pré-candidaturas à Prefeitura de Manaus. Até o momento, estão confirmados como pré-candidatos David Almeida (Avante), Roberto Cidade (União), Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair (Novo).

No entanto, dois potenciais candidatos à prefeitura desistiram de suas intenções e concorrerão ao cargo de vereador: o coronel Alfredo Menezes e o ex-deputado federal José Ricardo.

Com levantamento do site Real Time1, o partido liderado pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ficou com a maior bancada da Casa, com cinco vereadores.

Seguido pelo partido do governador Wilson Lima, o União Brasil, que filiou o presidente da Casa, vereador Caio André, aumentando a bancada para quatro vereadores. Também passam a integrar, o União Brasil Diego Afonso, Professora Jacqueline e Everton Assis.

O quadro de vereadores da Câmara Municipal de Manaus, a partir de agora está nesta ordem:

UNIÃO BRASIL

Caio André

Professora Jacqueline

Diego Afonso

Everton Assis

AVANTE

David Reis

Gilmar Nascimento

Eduardo Assis

Eduardo Alfaia

Joelson Silva

PL

Capitão Carpê

Raiff Matos

Marcel Alexandre

REPUBLICANOS

Márcio Tavares

João Carlos

Roberto Sabino

Daniel Vasconcelos

PROGRESSISTAS

Lissandro Breval

Rodrigo Guedes

MDB

Luis Mitoso

Kennedy Marques

Raulzinho

Isaac Tayah

AGIR

Dione Carvalho

Rosinaldo Bual

Alonso Oliveira

PSB

Marcelo Serafim

Glória Carratte

Elissandro Bessa

DEMOCRACIA CRISTÃ

Elan Alencar

Wallace Oliveira

PODEMOS

Allan Campelo

Yomara Lins

PSDB

Rosivaldo Cordovil

PT

Sassá da Construção Civil

PSD

Fransuá Matos

Jander Lobato

Professor Samuel

PMB

Ivo Neto

CIDADANIA

William Alemão

PARTIDO VERDE

Jaildo Oliveira

PRD

Thaysa Lippy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp