Amazônia

Lula cria secretaria para coordenar COP30 em meio a plano para esvaziar Belém como sede

Folha mostrou que governo avalia tirar parte dos eventos da capital do Pará por falhas na infraestrutura; Planalto nega

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou uma secretaria extraordinária para coordenar os preparativos para a COP30, a cúpula global do clima da ONU, que será realizada no Brasil em novembro de 2025.

O decreto que estabelece a estrutura foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta (20). Ele prevê que a secretaria extraordinária atuará até 30 de junho de 2026 e estará subordinada à Casa Civil da Presidência.

A publicação acontece um dia após reportagem da Folha de São Paulo mostrar que o governo Lula avaliava retirar parte dos eventos de Belém, a cidade escolhida para sediar o evento, por causa de problemas na infraestrutura, em particular a quantidade de vagas em hotéis. O Planalto nega.

“A preparação para que a Amazônia seja sede da COP30 está em curso e a partir de agora ganha uma coordenação central no âmbito do governo federal para organizar, monitorar e impulsionar todas as ações governamentais, nas diferentes esferas”, informou a Casa Civil, em nota.

A pasta ainda acrescenta que a nova estrutura vai ser importante para a interlocução do governo federal com o município-sede Belém e com o governo do estado do Pará, além da própria ONU. Cerca de 30 servidores devem atuar na nova secretaria, que virão de remanejamentos internos e temporários.

“Antes mesmo da oficialização da cidade-sede, iniciamos o diálogo com o governador Helder [Barbalho] e o prefeito Edmilson [Rodrigues]. O trabalho conjunto, organizado e com rápida tomada de decisão é definidor para o sucesso da realização deste megaevento ambiental”, afirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, segundo a nota da pasta.

A Casa Civil ainda afirma que Rui Costa lembrou que o presidente Lula assegurou o empenho do governo federal para a realização da COP30. O órgão será responsável por coordenar as obras necessárias para a promoção do evento, a gestão de contratos, convênios e acordos, a articulação do poder público para ações de segurança, saúde, mobilidade urbana, acesso aérea e a capacidade de carga turística.

Leia mais

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2024/03/governo-lula-cria-secretaria-para-coordenar-os-preparativos-para-a-cop30.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp