Nas Entrelinhas
Começa a vacinação em Manaus – Já começou a vacinação para idosos, iniciando pelo grupo com 80 ou mais anos de idade. A Semsa definiu que o atendimento será feito em postos fixos de vacinação e pela modalidade drive-thru, visando evitar a formação de filas, aglomerações e riscos à saúde dos idosos. A vacinação acontecerá no horário de 9h às 16h, em cinco locais espalhados pelas diferentes zonas da cidade – Complexo de Exames do Detran (zona Norte), estacionamento da Universidade Paulista – Unip (zona Sul), balneário do Sesc (zona Oeste), Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste) e shopping Phelippe Daou (zonas Norte e Leste).
“Nova variante do coronavírus toma Manaus e é ameaça a todo país” é manchete em Globo hoje – Para o infectologista da Fiocruz-AM, Marcus Lacerda, há muitos indícios de que essa variação específica do vírus é, de fato, um subtipo com maior capacidade de transmissão. Provavelmente essa nova variante já está em outras regiões do país, e é questão de tempo ela se tornar dominante. Para ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta,— O mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil, e o país não só está aberto normalmente, como está retirando pacientes de Manaus e mandando para Goiás, Bahia, outros lugares, sem fazer os bloqueios de biossegurança. Provavelmente vamos plantar essa cepa em todos os territórios da federação, e daqui a 60 dias podemos ter uma megaepidemia,afirmou Mandetta.
David Almeida reclama de perseguição- . O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) reclamou ontem para o jornalista Datena (Rádio Band-São Paulo) a maneira como está sendo tratado pelo Ministério Público Estadual. Eu precisava de uma atitude forte, rápida para abrir as UBSs, e não me arrependo. E por isso estão querendo me prender, estou tentando salvar vidas.
Na Folha hoje(Coluna Painel) – Assessor do Ministério da Saúde diz que há fila de quase 600 pacientes em Manaus e, caso piorem, ‘vão morrer na rua’. A frase foi dita pelo general da reserva Ridauto Fernandes em reunião da comissão externa do coronavirus na Câmara. Ele afirmou que o gargalo está na falta de oxigênio. “Abre o leito, bota o paciente e ele vai morrer asfixiado no leito. E aí, vai adiantar abrir o leito?”. Leia a matéria completa acessando o link -https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2021/01/assessor-do-ministerio-da-saude-diz-que-ha-fila-de-mais-de-600-pacientes-em-manaus-e-caso-piorem-vao-morrer-na-rua.shtml
Empresários dos EUA anunciam ajuda ao Amazonas-
Com a iniciativa do setor privado americano foi arrecadado mais de R$ 1,6 milhãopara o enfrentamento ao coronavirus, após o estado entrar em colapso hospitalar pelo rápido aumento nos casos de COVID-19.
Segundo a Embaixada, esse montante será destinado à construção de usinas para a produção de oxigênio — insumo que ficou em falta nos hospitais de Manaus há duas semanas e amplificou o caos hospitalar no Amazonas. Até esta quinta, cinco usinas já haviam sido doadas.