Bem na foto

Carreira da mulher: a narrativa trabalho e família

O mundo do trabalho é uma agenda vital para as mulheres. A grande discussão passa pela equidade de gênero da força de trabalho nas organizações favorecendo a entrada, o desenvolvimento e a ascensão delas nesse contexto

Ana Paula Arbache é fundadora do coletivo HubMulher voltado para o apoio a sororidade e a carreira da mulher. É sócia da Arbache Innovations que é sginatária dos Weps e do Pacto Global. É PhD em educação e docente dos cursos de MBAs da FGV.

Ana Paula Arbache

Desde 1970 as mulheres buscam fortalecer sua presença e ação na sociedade. No entanto, os estudos acadêmicos que abordam a temática, ressaltam que há evidências de que a narrativa do trabalho/família influencia na ascensão da mulher no mercado de trabalho.

A dificuldade de conciliar os dois mundos: pessoal e profissional, impede, em grande parte, a mulher progredir em sua carreira, também conhecida como “teto de vidro”.

Dificuldades enfrentadas no dia-a-dia

Com a maior dedicação à família, a mulher tem que fazer a perversa escolha e optar por uma jornada menos desafiadora, pois, muitas vezes não têm condição para suportar uma rota mais arrojada.

Isto posto, prevalece a tese de que a jornada dupla (trabalho/família) tira oportunidades para a conquista de altos cargos nas hierarquias das empresas. Os dados estatísticos confirmam essa disparidade.

leia mais em

https://arbache.com/blog/carreira-da-mulher-a-narrativa-trabalho-e-familia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp