Bem na foto

Com origem no movimento operário o Dia Internacional das Mulheres se tornou um evento reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Roxo, verde e branco são as cores do Dia Internacional das Mulheres, de acordo com o site oficial.

A cor roxa é frequentemente associada à data, pois significa ‘justiça e dignidade’

O Dia Internacional das Mulheres teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres. Clara Josephine Zetkin,) foi uma professora, jornalista e política marxista.Figura histórica do feminismo,foi uma das fundadores e dirigentes do Socorro Vermelho Internacional.

Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havia 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 — então, neste ano, estamos tecnicamente comemorando o 112º Dia Internacional das Mulheres.

Mas o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data.

E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

 Por que 8 de março?

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional das Mulheres não tinha uma data fixa.

A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram “pão e paz” — e quatro dias após a greve o Czar Nicolau II da Rússia foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — e é quando é comemorado hoje.

Por que as pessoas usam a cor roxa?

A cor roxa é frequentemente associada à data, pois significa ‘justiça e dignidade’

Roxo, verde e branco são as cores do Dia Internacional das Mulheres, de acordo com o site oficial.

“Roxo significa justiça e dignidade. Verde simboliza esperança. Branco representa pureza, embora seja um conceito controverso. As cores se originaram da União Social e Política das Mulheres (WSPU, na sigla em inglês) no Reino Unido em 1908”, afirmam.

Como é comemorado o Dia Internacional das Mulheres?

O Dia Internacional das Mulheres é um feriado nacional em muitos países, incluindo a Rússia, onde as vendas de flores dobram durante três a quatro dias ao redor de 8 de março.

Na China, muitas mulheres recebem meio dia de folga no 8 de março, conforme recomendado pelo Conselho de Estado.

Na Itália, o Dia Internacional das Mulheres, ou La Festa della Donna, é comemorado com a entrega de botões de mimosa. A origem desta tradição não é clara, mas acredita-se que tenha começado em Roma após a Segunda Guerra Mundial.

O Dia Internacional da Mulher não é feriado oficial nos Estados Unidos, ainda que o mês de março seja conhecido como o Mês da História da Mulher; um período para dar atenção às conquistas das mulheres durante sua história – seja no passado ou no mundo contemporâneo. No dia 8 de março, capitais sediam comícios, conferências e eventos de negócios que reúnem debates e liderança feminina sobre o tema.

Qual é o tema de 2023?

 O tema da campanha do Dia Internacional da Mulher 2023 – International Women´s Day 2023 – é abraçar a equidade #AbraçaraEquidade #EmbraceEquity. As palavras equidade e igualdade são frequentemente usadas como sinônimos, mas a verdade é que elas se referem a conceitos diferentes. No contexto da diversidade e inclusão, é fundamental entender a diferença entre equidade e igualdade para respeitar verdadeiramente as diversidades e ser, de fato, inclusivo.

O conceito de igualdade, de forma geral, está relacionado com: tratar todos de forma igual e garantir que todos os indivíduos tenham acesso às mesmas oportunidades. A equidade pode ser entendida como a busca pelo acesso à justiça social, reconhecendo que não somos todos iguais, que nem todos começam do mesmo lugar e que é preciso um esforço em alocar os recursos e oportunidades necessários para todos sejam bem-sucedidos. Imagine duas pessoas, uma baixa e outra alta, tentando alcançar os livros em uma estante. Se ambas usassem escadas do mesmo tamanho, a mais alta conseguiria alcançar os livros, enquanto a mais baixa, não.

O foco das atuações do Dia Internacional da Mulher (IWD) para auxiliar um mundo com igualdade de gênero em 2023 são:

Aumentar o número de mulheres que promovem mudanças por meio da tecnologia e da sustentabilidade em comunidades, locais de trabalho e além;

Celebrar o trabalho de mulheres criativas e aumentar a visibilidade de projetos comerciais e comissões;

Criar culturas de trabalho inclusivas em que as carreiras das mulheres prosperem e suas realizações sejam celebradas;

Aumentar e fazer avançar a paridade de gênero e celebrar as mulheres que concebem inovações;

Destacar as atividades que edificam e inspiram as mulheres a perseguir objetivos sem preconceito ou barreira;

Auxiliar as mulheres a estarem em uma posição de poder para tomada de decisões informadas acerca de sua saúde;

Celebrar as mulheres atletas e aplaudir quando a igualdade é alcançada em remuneração, patrocínio e visibilidade.

O foco na equidade precisa fazer parte do DNA de todas as sociedades, independentemente de idade, gênero, raça, orientação sexual, capacidade etc. Todos nós podemos desempenhar um papel e abraçar a equidade dentro de nossa própria esfera de influência, a começar pela equidade de gênero. Denuncie a discriminação, chame a atenção para o preconceito e busque a inclusão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp