Últimas Notícias

Com sessão presidida pelo deputado Adjuto Afonso(União Brasil) Assembléia do Amazonas inicia o período legislativo

Logo após a posse, os parlamentares também elegerão a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023-2024.

Dos 24 deputados estaduais, 14 são parlamentares que conseguiram se reeleger e outros 10 são estreantes – (Foto: Danilo Mello/Comunicação ALEAM)

Com solenidade marcada para ocorrer a partir das 9h30, no Plenário Ruy Araújo, a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) abre os trabalhos de 2023 para uma nova legislatura. Dos 24 deputados estaduais, 14 são parlamentares que conseguiram se reeleger e outros 10 são estreantes. —De acordo com o Regimento Interno, em seu Art. 4º, Parágrafo único, a sessão será presidida pelo parlamentar mais idoso, no caso, o deputado Adjuto Afonso (União Brasil). Após a abertura, convida dois parlamentares para secretariar os trabalhos.

Dos 24 deputados estaduais, 14 são parlamentares que conseguiram se reeleger e outros 10 são estreantes no legislativo estadual, o que representa cerca de 42%.

O União Brasil, partido do governador Wilson Lima, vai ter a maior bancada da Aleam, com seis deputados. São eles: os veteranos Roberto Cidade, Joana Darc, Adjuto Afonso e os novatos George Lins, Thiago Abrahim, e Mário César Filho.

O Avante, do prefeito de Manaus, David Almeida,terá  quatro deputados na casa: Abdalla Fraxe, que foi reeleito, e os estreantes Daniel Almeida – irmão do prefeito da capital, Mayra Dias e Wanderley Monteiro – que deixou a Câmara Municipal de Manaus em janeiro para assumir a vaga conquistada com  17.787 votos

Já o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, conquistou três lugares na composição da nova Aleam, com Débora Menezes, Cabo Maciel e Delegado Péricles. O PSC também terá três nomes na ALEAM, com a ex-secretária de Assistência Social do Amazonas, Alessandra Campêlo, Dr. Gomes e Dan Câmara, da Assembléia de Deus e irmão do deputado federal Silas Câmara.

A bancada do Republicanos vai continuar com João Luiz e Dra. Mayara Pinheiro, que foram reeleitos no pleito.

A nova composição da Aleam conta ainda com Sinésio Campos (PT), Carlinhos Bessa (PV), Cristiano D’Ângelo (MDB), Felipe Souza (Patriotas), Wilker Barreto (Cidadania) e Ednailson Leite Rozenha(PMB).

Logo após posse, os parlamentares também elegerão a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023-2024.

As candidaturas para a presidência da casa só serão registradas antes do processo eleitoral, mas a expectativa é de que a Aleam continue sob o comando do deputado Roberto Cidade (União Brasil), que conta com o apoio da base governista ligada ao governador Wilson Lima.

Também serão eleitos três vice-presidentes, um secretário geral, três secretários, um ouvidor e um corregedor.

Durante a posse, o governador também deve comparecer à Assembleia para a tradicional leitura da   mensagem aos deputados, na qual ele deve elencar as prioridades do governo para o próximo biênio.

No Congresso, deputados e senadores elegem hoje os presidentes da Câmara e do Senado, no primeiro dia da nova Legislatura. O resultado da votação será decisivo para o Palácio do Planalto montar a sua estratégia política.

Os atuais comandantes das duas Casas devem manter o protagonismo. Arthur Lira (PP-AL) é dado como reeleito na Câmara. No Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é favorito, mas a candidatura de Rogério Marinho (PL-RN) cresceu nos últimos dias.

Receba mensagem no WhatsApp