Bem na foto

Belém tem formalizada candidatura para sediar COP-30 na Amazônia

Lula  havia dito durante a COP-27, no Egito, que o País desejava receber a cúpula do clima da ONU

Presidente Luis Inácio Lula da Silva com o governador do Pará Helder Barbalho(Reprodução Twitter)

O Itamaraty formalizou a candidatura de Belém, capital do Pará, para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas em 2025, a COP-30. Em novembro, quando participou da COP-27, no Egito, ainda como presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva havia dito em discurso que o Brasil “está de volta ao mundo” e a Amazônia desejava ser sede da cúpula do clima.

Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira,11, o presidente aparece ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Lula foi convidado a participar do evento no ano passado por Helder, em nome do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, e pelo governo egípcio. “Eu tinha assumido um compromisso na COP-27, de que a COP-30 poderia ser realizada no Brasil”, diz Lula no vídeo. “Belém, no Estado do Pará, estará de portas abertas para debater a Amazônia, discutir o clima no mundo e encontrar soluções”, respondeu Helder, ao agradecer a indicação.

Após o encontro com o presidente, o governador disse a jornalistas que 2025 vai representar o “ano histórico” em que a “Amazônia vai receber o maior evento sobre questões climáticas”.

Em 2019, o Brasil seria o anfitrião da COP-25, mas o evento foi cancelado no País a pedido do então presidente Jair Bolsonaro. À época, um comunicado do Itamaraty justificou a decisão dizendo que o País “se viu obrigado” a retirar sua candidatura por “restrições fiscais e orçamentárias”. A conferência então foi realizada em Madri, na Espanha.

Receba mensagem no WhatsApp