Últimas Notícias

Fabricação de equipamentos de informática alavanca o PIB de Manaus

Manaus supera Curitiba, Osasco, Porto Alegre e Guarulhos,segundo levantamento do IBGE

Linha de produção do Polo Indutrial de Manaus/Divulgção

Manaus ocupa posição de destaque entre os municípios com o maior índice de Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, uma vez que os dados por município são divulgados sempre com dois anos de defasagem. A capital manauara melhorou seu índice e subiu para a quinta posição entre os municípios, conforme dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (21).

 Em 2020, nove municípios responderam por quase 25% do PIB nacional e 15,3% da população brasileira: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Osasco, Porto Alegre e Guarulhos. Já as 82 municipalidades com maiores PIBs representavam, aproximadamente, 50% do PIB total e 35,8% da população do país. Em 2002, apenas quatro municípios, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, somavam cerca de 1/4 da economia nacional.

Segundo o IBGE, Manaus superou Curitiba e, há dois anos, apresentou um PIB inferior apenas ao de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

A capital amazonense fechou o ano de 2020 com um montante de R$ 91.768.773,00, o que representou participação de 1,2% no PIB nacional.

Os dados apontam que a principal atividade de Manaus foi a Indústria de transformação, com destaque para a fabricação de equipamentos de informática, concentrado no município”, esclarece Luiz Antonio de Sá, analista de Contas Regionais do IBGE.de Sá.

Os cinco municípios com maiores ganhos foram Manaus (1,2%), do Amazonas. Parauapebas (0,5%) e Canaã dos Carajás (0,3%), ambos no Pará, que aumentaram 0,2 ponto percentual, Saquarema (0,2%), do Rio de Janeiro; e Itajaí (0,4%), de Santa Catarina, todos os três com aumento em cerca de 0,1 ponto percentual.

Na Região Norte, o PIB de Manaus foi o maior entre todos os municípios, com 19,19% de participação, seguido por Parauapebas (7,95%) e por Belém (6,45%), ambas cidades paraenses.

Na fotografia estadual, Manaus lidera de forma absoluta a participação do PIB, concentrando 79,10% de toda a riqueza produzida no Amazonas.

Em seguida, completam a lista os municípios de Itacoatiara (1,96%), Coari (1,66%), Manacapuru (1,23%) e Parintins (1,14%) de participação no PIB estadual. Na contramão desses números, Japurá (0,05%), Amaturá (0,09%) e Itamarati (0,09%) foram as cidades que registraram a menor participação.

Por outro lado, os cinco municípios com maiores ganhos foram Parauapebas (0,5%) e Canaã dos Carajás (0,3%), ambos no Pará, que aumentaram 0,2 ponto percentual, além de Manaus (1,2%), do Amazonas; Saquarema (0,2%), do Rio de Janeiro; e Itajaí (0,4%), de Santa Catarina, todos os três com aumento em cerca de 0,1 ponto percentual.

Receba mensagem no WhatsApp