Bem na foto

‘Bolsa internet’ para inscritos no Cadastro Único pode baratear acesso por banda larga

A ideia de Lula é criar uma tarifa social para brasileiros de baixa renda inscritos no CadÚnico/Cristiano Mariz/O Globo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, pediu ao grupo de trabalho de Comunicação, a criação de uma ‘bolsa internet’ – um programa nos moldes do “Luz para Todos” para universalizar o acesso à internet’. O objetivo é reduzir o preço da conexão por banda larga para brasileiros de baixa renda inscritos no CadÚnico(Cadastro Único do governo federal).

Paulo Bernardo, coordenador do grupo de trabalho de Comunicação e ex-ministro das Comunicações e do Planejamento, disse que após diagnóstico do grupo de trabalho, a conclusão é que a prioridade é baratear o acesso por banda larga, já que muitas pessoas não estão conectadas por causa do preço”,

Uma das ideias para baratear os pacotes de banda larga, segundo Paulo Bernardo, é a desoneração dos serviços, já que os impostos chegam a 40% do preço total cobrado, ou oferecer bônus junto com o pagamento do Bolsa Família.

Segundo pesquisa da Cetic.br de 2021, 82% dos domicílios no Brasil têm acesso à internet. No entanto, só 61% desses usam cabo ou fibra ótica como o principal tipo de conexão à rede. Entre as pessoas que têm acesso à internet, 64% só acessam a rede pelo celular, com conexão muitas vezes precária, limitada por planos com franquia de dados.

O grupo de trabalho deve discutir a proposta com técnicos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) nesta semana. O plano faz parte do diagnóstico que o grupo entregará a Lula neste domingo (11).

Receba mensagem no WhatsApp