Nas Entrelinhas

Em aula de direção,instrutor de autoescola usava moldes de silicone para fraudar digitais

Carro de uma autoescola havia dois dedos de silicone com a digital de um aluno, em Manaus. — Foto: Isaque Ramos/Detran-AM

Um instrutor de uma autoescola foi flagrado, na manhã desta quarta-feira (30), por fiscais do Detran Amazonas, com dois dedos de silicone dentro do veículo utilizado para as aulas práticas de direção, no Complexo de Exame de Direção Veicular (CEDV), na Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus.

Conforme o Detran-AM, os moldes de silicone continham a impressão digital de um aluno que deveria estar realizando aulas práticas, mas o veículo estava estacionado. Além desse caso, a fiscalização do órgão ainda flagrou outros quatro veículos com aula aberta, mas que estavam estacionados sem aluno.

De acordo com Fernandes, rotineiramente são feitas fiscalizações na área de treinamento, porém sem nunca haver flagrado tal prática. Com o aumento das denúncias dessa situação, foi montada uma vistoria surpresa, que conseguiu descobrir a ilegalidade.

O instrutor flagrado, com os moldes de silicone dentro do carro, foi conduzido ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Cidade Nova, zona Norte. Ele foi autuado pelo crime de “Inserção de dados falso em sistemas de informações”, previsto no artigo 313-A do Código Penal, cuja pena pode ser de 2 a 12 anos de prisão.

“Esse instrutor vai ser suspenso e será aberto um processo administrativo, tanto para apurar a conduta dele, quanto se houve conivência da autoescola. Os instrutores dos outros quatro carros flagrados com aula aberta, e seus respectivos CFC’s (autoescola), também irão responder processo administrativo que, ao final, após apresentação de ampla defesa, poderão até perder o credenciamento para atuar na área”, explicou o diretor técnico do Detran Amazonas.

Quanto aos alunos que contrataram o esquema fraudulento, todos tiveram a aula desta quarta-feira cancelada e também responderão a processo administrativo.

“Eles podem seguir realizando as aulas práticas normalmente, mas, ao final do processo, se constatado o dolo, terão o processo de habilitação cancelado”, alertou Fernandes.

‘Natal Itinerante’: campanha arrecada brinquedos para crianças de Manaus e do interior do estado

Doações podem ser feitas até o dia 5 de dezembro, em 18 pontos espalhados na capital FOTO: Breno Brandão/FPS

Como parte da programação do “Mundo Encantado do Natal 2022”, a campanha de arrecadação de brinquedos receberá doações até o dia 5 de dezembro, em 18 pontos espalhados na capital, sendo quatro na modalidade drive-thru. O material arrecadado será distribuído para aproximadamente 330 mil crianças de Manaus e do interior do estado.

Os brinquedos serão doados a crianças de 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social, que integram famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e que são atendidas por instituições apoiadas pelo Governo do Amazonas.

Na capital, a distribuição acontecerá durante o “Natal Itinerante”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, nos Centros de Ensino de Tempo Integral (Cetis), em campos comunitários, além de abrigos e instituições atendidas pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Ao todo, são 18 pontos fixos de arrecadação espalhados por Manaus, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Destes, quatro são na modalidade drive-thru.

Prefeitura ajusta últimos detalhes de ‘Um Sonho de Natal na Fábrica de Chocolate’ na Ponta Negra

O espetáculo “Um Sonho de Natal”.será no próximo dia 8/12, às 19h30 e 20h30, – (Fotos – Antonio Pereira / Semcom)

A Prefeitura de Manaus, irá apresentar, no próximo dia 8/12, às 19h30 e 20h30, no anfiteatro da Ponta Negra, na zona Oeste, o espetáculo “Um Sonho de Natal”. Para garantir o sucesso das apresentações, foi realizado, na noite desta quarta-feira, 30/11, o primeiro ensaio no palco do complexo turístico.

O reconhecimento do local de apresentação contou com a presença do diretor-presidente do Fundo Manaus Solidária, Emerson Castro, e com os organizadores do espetáculo que será apresentado entre os dias 10 e 25 de dezembro, exceto no dia 24, na Nova Igreja Batista, localizada na Torquato Tapajós, e na Nova Igreja Batista Tabernáculo, que fica no bairro Cachoeirinha, zona Sul. A estrada e o estacionamento são gratuitos.

O culto natalino “Um Sonho de Natal” deste ano vai desvendar os mistérios de uma fábrica de chocolate, enredo adaptado da famosa obra de Roald Dahl (1964).

A trama gira em torno de um garoto pobre que encontra um dos bilhetes dourados para visitar a fábrica do chocolateiro Willy Wonka. A história se passa em um cenário de pós-segunda guerra mundial, em uma cidade isolada na Bélgica, chamada “Forest”, onde toda a população se concentra nos portões da antiga fábrica.

Um Sonho de Natal

A peça apresenta um mix artístico de teatro, dança, balé, patinação artística, percussão, artes circenses, fantoches e orquestra, além da tradicional “Árvore de Natal Humana”. Todo o espetáculo é produzido por membros voluntários da igreja.

Tanto na Nova Igreja Batista, quanto na Nova Igreja Batista Tabernáculo, as apresentações ocorrerão nos mesmos dias e horários. Nos dois locais, acontecem de segunda a sexta-feira, às 20h. No sábado, às 17h e 20h. Já no domingo, às 15h, 17h30 e 20h.

Impacto provocado pelas rodovias abertas na Amazônia para acessar minas pode ser até 60 vezes maior que as próprias jazidas

BR-319 ponte sobre o Rio Solimõese Rodovia “Transpurus” – (Reprodução jornal EM TEMPO)

A afirmativa está na reportagem do jornal a Folha de São Paulo, que se implantada, a exploração de 242 depósitos minerais na Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados), que abrange partes de nove unidades de conservação federais e estaduais na divisa dos estados do Pará e do Amapá, implicará o desmatamento de 183 km² de floresta amazônica para a instalação das minas. Outros 7.600 km², uma área equivalente à de sete cidades do tamanho de Belém, seriam desmatados com a construção de 1.463 km de estradas para chegar até elas.

A matéria, enfatiza, que através de análises da história da ocupação de terras no norte da Amazônia, pesquisadores das universidades de São Paulo (USP) e de Queensland, na Austrália, concluíram que a perda de vegetação nativa decorrente da construção de estradas associadas às minas pode ser de 40 a 60 vezes maior que a causada pelas próprias minas. A avaliação dos impactos ambientais provocados pela mineração, portanto, deveria ser ampliada e incluir a análise de danos resultantes da infraestrutura necessária para seu funcionamento.

Para ler a matéria completa acesse https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/12/na-amazonia-estradas-associadas-a-mineracao-causam-grandes-danos-ambientais.shtml

A futura primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, anuncia artistas que irão se apresentar na festa de posse de Lula @LulaOficial no dia 1 de janeiro de 2023

Receba mensagem no WhatsApp