Nas Entrelinhas

Richarlison brilha e Brasil vence Sérvia na estreia da Copa por 2 x 0

Jogador do Tottenham, da Liga Inglesa, vendeu sorvete em favela do Espírito Santo e é reconhecido pelo seu engajamento em causas sociais

Richarlison marcou os dois gols da vitória que garantiram ao Brasil a liderança do Grupo G da Copa do Mundo

Na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022 contra a Sérvia, nesta quinta-feira (24/11), Richarlison foi o grande nome da partida. O atacante marcou os dois gols da vitória do Brasil por 2 x 0.

A partida começou com a Seleção Brasileira tendo o controle da bola e cercando a área da Sérvia, que apsotava nos erros de passe do Brasil para partir no contra-ataque. Com a defesa sérvia bem postada, Casemiro e Neymar arriscaram de fora, mas sem causar perigo para o goleiro Vanja Milinkovic-Savic.

As melhores oportunidades brasileiras terminaram em defesa do goleiro da Sérvia. Neymar tentou com uma cobraça de escanteio direto, depois Thiago Silva achou Vini na esquerda, o atacante tentou driblar o goleiro, mas acabou perdendo a bola.

Depois, em jogada de escanteio, Paquetá tocou de calcanhar para Raphinha que tentou cruzar rasteiro, mas sem sucesso.

Os sérvios só obrigaram Alisson a fazer uma única defesa mais complicada, quando cruzaram na área, mas sem sustos. O jogo foi para o intervalo com tudo igual no placar.

A Seleção Brasileira começou a segunda etapa pressionando. Logo aos 7 minutos, Raphinha teve uma chance dentro da área, mas acabou travado pela marcação da Sérvia. Depois de muita insistência, veio o gol. Aos 16, Neymar tira a marcação, toca para Vini, que cruza rasteiro e Richarlison completa para o gol, 1 x 0 Brasil.

O Brasil continuou pressionando e em outra boa jogada, Vinio cruzou para Richarlison, que ajeitou e bateu de voleio ampliando e fazendo um golaço, 2 x 0. A Seleção Brasileira continuou pressionando e criando oportunidades, mas sem conseguir balançar as redes.

Com o resultado, o Brasil virou líder do Grupo G. O próximo compromisso da Seleção Brasileira será na segunda-feira (28/11), às 13h, contra a Suíça. No mesmo dia, a Sérvia encara Camarões às 7h.

Neymar preocupa

Porém, apesar da boa estreia, o técnico Tite ganhou uma preocupação para os próximos jogos. O meia-atacante Neymar sofreu uma pancada forte no tornozelo e deixou o campo chorando.

Narração é Galvão Bueno da Rede Globo

William Bonner e Renata Vasconcellos assistem ao jogo do Brasil na redação do JN

Perfil do jornal publicou foto dos apresentadores com as cores da bandeira

Os apresentadores do Jornal Nacional William Bonner e Renata Vasconcelos estão acompanhando a estreia do Brasil na Copa do Mundo na redação da emissora, nesta quinta-feira (24).

O perfil oficial do televisivo postou no Twitter uma foto dos dois. Renata veste uma camisa social amarela e Bonner usa um moletom verde. “Renata Vasconcellos e William Bonner estão na torcida aqui na redação”, diz a legenda

“Ruas da Copa” reúnem mais de 15 mil torcedores durante jogo do Brasil e Sérvia

A movimentação de torcedores começou a se intensificar duas horas antes da estreia da Seleção Brasileira em vários pontos da cidade

A partida entre Brasil e Sérvia reuniu mais de 15 mil torcedores nesta quinta-feira, 24/11, nas ruas 3 e Professora Isaura Barroncas, localizadas no bairro Alvorada I, zona Centro-Oeste de Manaus.

A movimentação de torcedores começou a se intensificar duas horas antes da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Qatar 2022. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

As ruas 3 e Professora Isaura Barroncas, habilitadas pela “Ruas da Copa” receberam estrutura como palco, som, telão, iluminação e banheiros químicos. A professora Rita Linhares, 47, disse que mora no bairro Chapada, mas sempre quando tem jogo da Seleção Brasileira se dirige até o bairro Alvorada.

As ruas estarão abertas para visitação no horário das 9h às 21h. E nos dias dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol, as pessoas podem ir a uma delas para assistir à partida de forma gratuita.

Domingo haverá mudanças temporárias no trânsito e no transporte na Constantino

Terminal de Integração 1 (T1), localizado na avenida Constantino Nery. Foto: Divulgação/João Viana/Semco

Os motoristas que trafegam pela avenida Constantino Nery devem ficar atentos à interdição parcial e temporária da Prefeitura de Manaus na manhã deste domingo, 27/11, entre 5h e 9h, para a realização da Corrida do Fogo, promovida pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas. As interdições iniciam às 18h do sábado, 26, quando o acesso da avenida João Machado para a avenida Constantino Nery (sentido bairro/Centro) será interditado para montagem do pórtico para a corrida.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) ressalta que, no sábado, os dois sentidos da avenida Constantino Nery permanecerão liberados para os veículos oriundos da avenida Torquato Tapajós.

No domingo, durante a corrida, a avenida Constantino Nery ficará totalmente interditada no sentido Centro, entre o viaduto de Flores até a avenida Theomário Pinto. A partir da Theomário Pinto até a avenida Álvaro Maia, uma faixa estará liberada para o tráfego de veículos de passeio em ambos os sentidos da via. Também estará liberada uma faixa de circulação na Constantino Nery – no sentido bairro, entre a avenida Desembargador João Machado e a avenida Theomário Pinto.

 Em relação ao transporte público, as linhas que atendem a avenida Constantino Nery serão desviadas para a avenida Djalma Batista e também para avenida São Jorge. Ainda por causa da corrida, as operações das Estações Arena (E3) e São Jorge (E2) ficarão suspensas até o término do evento.

 As linhas alimentadoras da Estação E2 – Arena irão operar até o Terminal 1, na Constantino Nery.

Amazonino Mendes pode deixar UTI de hospital em SP nos próximos dias

Amazonino Mendes continua internado no Hospital Sírio Libanês em São Paulo

Expectativa dos médicos é de que Amazonino deixe a UTI ainda nesta semana e seja transferido para um apartamento do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O ex-governador Amazonino Mendes, de 83 anos, apresentou uma melhora após ser internado no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo, nesta quinta-feira (24). Segundo a assessoria, ele passa por tratamento contra diverticulite aguda e broncopneumonia.

De acordo com o boletim médico, os exames indicaram uma evolução no tratamento tanto da broncopneumonia quanto no controle da diverticulite, que é uma inflamação no intestino grosso. Na quarta, o quadro era estável.

Mantendo o progresso obtido nas últimas horas, a expectativa dos médicos é de que Amazonino deixe a UTI ainda nesta semana e seja transferido para um apartamento, segundo informou a assessoria do ex-governador.

Com G1

Lula quer dobradinha de Haddad e Persio na área econômica

Fernando Haddad e Persio Arida no comando da área econômica de Lula

O PT quer formar uma dobradinha entre Fernando Haddad e Persio Arida no comando da área econômica, de forma a manter o partido no comando de decisões estratégicas –mas abrindo espaço para a influência de um economista liberal na formulação de políticas públicas.

A dupla indicação colocaria Haddad no comando do Ministério da Fazenda, que concentra importantes decisões de política econômica, enquanto Persio assumiria a pasta do Planejamento, que deve ficar com o Orçamento e também com as discussões de reforma do Estado.

Caso esse cenário se confirme, a intenção do partido é anunciar os dois nomes ao mesmo tempo para evitar uma reação negativa do mercado, que tem resistências a Haddad e tende a ser mais receptivo com a eventual nomeação de Persio –que, no entanto, ainda hesita em aceitar um cargo no governo.

Comandantes das Forças Armadas planejam dar posse aos indicados por Lula já em dezembro

Os comandantes das Forças já informaram que aguardam apenas a designação dos responsáveis pela transição na área da Defesa para iniciar o processo

Força Aérea marcou para o dia 23 a passagem de comando para o brigadeiro escolhido por petista; Marinha e Exército estudam fazer o mesmo em outras datas

Os comandantes das Forças Armadas planejam passar seus cargos para os oficiais-generais indicados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva já em dezembro. A ideia é que o petista tome posse em 1.º de janeiro já com os comandantes de sua gestão. A Força Aérea tem até data marcada para a cerimônia de transmissão de cargo: dia 23 de dezembro. As demais Forças pretendem fazer o mesmo em datas diferentes.

Assim, a passagem de bastão de um governo para o outro começaria pelas Forças Armadas. Oficiais-generais ouvidos pelo Estadão consideram que não haveria problema nem mesmo legal, pois dizem acreditar que o presidente Jair Bolsonaro não se oporia a publicar os decretos para nomear os escolhidos por Lula. Na transição, o plano dos generais causou estranheza. É que os comandantes tomariam posse antes mesmo do ministro da Defesa, que deve ser um civil.

A medida evitaria quaisquer constrangimentos aos atuais comandantes, caso haja alguma ação ou protesto contra a posse do presidente eleito. Dentro das três Forças se nega a ideia de que a decisão seja uma forma de os atuais comandantes não terem de se submeter, ainda que por alguns dias, ao governo Lula. Acredita-se que a nova gestão deve “olhar para frente” e deixar o atual ambiente conturbado para trás, priorizando a modernização das Forças Armadas, sem envolvê-las na política partidária, como tem tentado o atual chefe do Executivo.

Foi só no 11.º dia da gestão de Bolsonaro que houve a passagem de comando do general Eduardo Villas Bôas para o general Edson Leal Pujol, o primeiro dos três generais que comandaram o Exército durante o atual governo. Foi o último dos comandantes militares a tomar posse no início do atual governo. O primeiro foi o brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez, em 4 de janeiro. O segundo foi o almirante Ilques Barbosa Júnior, em 9 de janeiro. Todos foram empossados depois de o general Fernando Azevedo e Silva assumir como ministro da Defesa.

Os comandantes das Forças já informaram ao senador Jaques Wagner (PT-BA) que aguardam apenas a designação dos responsáveis pela transição na área da Defesa para iniciar o processo. Os nomes do Grupo Técnico no governo de transição devem ser divulgados oficialmente ainda nesta quinta ou sexta-feira. A equipe de transição fez contatos com ex-comandantes de cada uma das Forças sobre a disposição de eles participarem do processo. Inclusive com aqueles demitidos por Bolsonaro, como mostrou o Estadão, a exemplo do general Edson Leal Pujol, do Exército, e do ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva.

Os nomes foram revelados ontem pelo jornal Valor Ecnômico e confirmados pelo Estadão. Entre eles estão os generais Enzo Peri, que comandou o Exército de 2007 a 2015 e o general José Carlos de Nardi, que foi chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas – este último aceitou nesta quarta-feira, 23, o convite. Na Marinha, o almirante Júlio Soares de Moura Neto, que a comandou de 2007 a 2015. No caso da Marinha, pretende-se ainda um nome que esteja vinculado à área da energia nuclear, assim como na FAB a transição procura um brigadeiro ligado à área de ciência e tecnologia.

Receba mensagem no WhatsApp