Nas Entrelinhas

Ponta Negra recebe decoração de Natal

 Manaus já tem trenó de 25 metros na Ponta Negra

O trenó é uma tradição histórica e fundamental para o natal 

O complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus recebeu desde sábado o trenó, com 25 metros de comprimento e 15 metros de altura, e um grande Papai Noel. A ação da prefeitura faz parte da 2ª edição do “Natal das Águas – Luz da Esperança”,

Os novos itens da decoração natalina na Ponta Negra – trenó e Papai Noel –  integram o cenário iniciado no aniversário de Manaus, em 24 de outubro, quando foi inaugurado um túnel de 130 metros, todo em estrutura de ferro, com 34 arcos em forma de coração. São 30 mil lâmpadas de LED para iluminar quem passa pelo túnel. A estrutura conta com dois portais instagramáveis com enfeites natalinos. Nos finais de semana, às 19h30 e às 20h30, personagens vivos e chuva de neve encantam os visitantes.

Além da Ponta Negra, as ruas Getúlio Vargas no Centro e boulevard Álvaro Maia já estão iluminadas. Para os próximos dias, na orla da Ponta Negra, também serão entregues a famosa árvore de Natal e o maior presépio em movimento do país. Também acontecerão apresentações de corais natalinos.

O brasileiro que pretende criar MIT da Amazônia, instituto de tecnologia voltado à floresta

O meteorologista brasileiro Carlos Nobre

Um dos cientistas mais influentes de sua geração, o meteorologista brasileiro Carlos Nobre ,trabalha agora para criar um centro de pesquisa no coração da Amazônia.nos mesmos moldes  do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos..

O projeto, conhecido como Instituto de Tecnologia da Amazônia (ou AmIT, na sigla em inglês), tem a pretensão de envolver não apenas o Brasil, mas todos os países que possuem porções da floresta, como Peru, Colômbia e Bolívia.

“Será uma instituição pan-amazônica, capaz de produzir ciência de ponta no padrão dos melhores centros do mundo”, antevê.

Nobre aponta que “não há nenhum país tropical que desenvolveu a bioeconomia baseada em recursos naturais, biodiversidade e florestas” e que essa pode ser uma grande oportunidade para o Brasil.

A premissa principal do instituto é a de que “o conhecimento da Amazônia deve ser fundamentado na ciência e na tecnologia direcionadas à inovação para garantir a inclusão socioeconômica no desenvolvimento da própria região”.

Em outras palavras, a ideia é fazer pesquisas científicas para desenvolver tecnologias, descobrir potenciais usos dos recursos naturais da floresta de modo sustentável e gerar riquezas para as próprias pessoas que vivem lá.

Usando como exemplo o próprio ITA, o pesquisador lembra que, graças às pesquisas feitas no local, o Brasil desenvolveu a terceira maior companhia de aviação do mundo: a Embraer.

O cientista projeta que o instituto terá recursos públicos e privados e pode virar realidade nos próximos dois ou três anos.

Covid no Amazonas registra 2 óbitos, sendo 1 ocorrido nas últimas 24 horas e média de duas mortes diárias

FVS-AM divulga o consolidado diário de vacinação contra Covid-19 no Amazonas

A situação epidemiológica da Covid-19 registra o diagnóstico de 58 novos casos, totalizando 622.243 casos da doença. Com o registro de 2 óbitos, sendo 1 ocorrido nas últimas 24 horas e 1 confirmado após a data da ocorrência por critério clínico, imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, o total de mortes pela doença é de 14.381.

Não há a inclusão de casos confirmados e de notificações de casos suspeitos de monkeypox, permanecendo o quadro da doença de 660 notificações, 283 casos confirmados, 319 descartados e 58 suspeitos. Não há registro de óbito pela doença no estado.

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 8.419.310 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o estado até este domingo (20/11), sendo 3.336.081 de primeira dose, 2.813.395 de segunda dose, 74.322 com dose única, 1.622.913 de 1ª dose de reforço e 572.599 de 2ª dose de reforço

Brasileiro Ilan Goldfajn é eleito presidente do BID

A eleição de Ilan Goldfajn foi facilitada depois que a Argentina abriu mão de sua candidatura

O ex-presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn, foi eleito neste domingo (20) o novo presidente do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). Ele será o primeiro brasileiro a comandar a instituição, que financia projetos de desenvolvimento no continente e tem sede em Washington, nos Estados Unidos.

Presidente do Banco Central entre 2016 e 2019, indicado por Michel Temer (MDB), Goldfajn é hoje diretor de Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), cargo do qual se licenciou para disputar a eleição do BID.

A eleição do brasileiro foi facilitada depois que o governo Alberto Fernández abriu mão da candidatura de Todesca Bocco na reta final e decidiu apoiar Goldfajn, que já tinha apoio dos Estados Unidos.

Como EUA, Brasil e Argentina têm a maior parte das ações do banco (30% para o primeiro, 11,4% para cada um dos dois últimos), o caminho se abriu para o brasileiro. Já na primeira rodada de votação, ele obteve 80% dos votos.

Em Manaus, candidatos acreditam em aprovação após 2° dia de provas

Candidatos deixam segundo dia de provas do Enem em Manaus. — Foto: Patrick Marques/g1 AM

O segundo dia de provas do Enem aconteceu neste domingo (20), em todo o Brasil. Após o encerramento do certame, candidatos de Manaus se mostraram confiantes e acreditam na aprovação para cursarem a área que sonham. A cidade conta com 1.800 candidatos inscritos no exame.

Às 17h, a maioria dos candidatos começaram a deixar a Universidade Nilton Lins, um dos locais de prova de Manaus, com seus cadernos de prova. Para este domingo, a prova foi dividida em 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Ao g1, a estudante Isabelle Gonçalves, de 17 anos, comentou que disse ter achado tranquilo os assuntos que caíram no segundo dia de provas. Muitos dos assuntos ela disse ter estudado bastante, mas o único fator que a incomodou foi o nervosismo nas primeiras horas.

Em Manaus, antes da prova, candidatos relataram receio de não saber algum assunto por conta da dificuldade de preparação durante a pandemia de Covid-19.

A movimento em escolas do interior do Amazonas foi tranquila antes do fechamento dos portões.

Receba mensagem no WhatsApp