Ir para o conteúdo
Suframa

Laticínios Matupi planeja fábrica de búfala na BR-174 com incentivo a produtores locais

Empresa familiar de Manicoré projeta nova unidade industrial voltada ao beneficiamento de leite de búfala, fomentando arranjo produtivo na região metropolitana

A Suframa realizou, nesta quarta-feira (17), visita técnica às instalações logísticas da Empresa de Laticínios Matupi, localizada no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus. A agenda teve como foco a apresentação do projeto de uma nova unidade industrial no quilômetro 52 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), dedicada ao beneficiamento de leite de búfala.

A comitiva da Autarquia foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva e composta pelos superintendentes-adjuntos Frederico Aguiar (Executivo) e Leopoldo Montenegro (Projetos), além do coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais, Ygor Thomé, do coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Sérgio Muniz, do gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel, e do coordenador de Comunicação e Assuntos Institucionais, Isaac Júnior.

A equipe foi recebida pelo proprietário da empresa, Renato Gomes Pereira, que apresentou o histórico da marca e os planos de expansão.

Tradição familiar e experiência consolidada

A Laticínios Matupi é uma empresa familiar que opera desde 2013, com sua unidade fabril localizada na comunidade de Santo Antônio do Matupi, município de Manicoré, às margens da rodovia Transamazônica (BR-230). A unidade em Manaus funciona como centro de distribuição, atendendo grandes redes de supermercados da capital com um portfólio de 39 produtos, incluindo manteiga, doce de leite, requeijão e diversos tipos de queijo (provolone, prato, mussarela e parmesão).

Atualmente, a empresa gera 50 empregos diretos em sua operação e planeja expandir significativamente com a nova unidade industrial. “Queremos fazer uma fábrica aqui para atender o público que gosta de mercadorias com leite de búfala”, explicou Pereira.

Arranjo Produtivo Local

O projeto, que já tramita na Suframa, vai além da construção física da planta industrial. A proposta inclui o fomento a um arranjo produtivo na região do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS). “O objetivo é criar um arranjo produtivo, incentivando pequenos produtores a produzirem o leite, que será adquirido pela indústria. O produtor terá a garantia de compra da produção leiteira”, detalhou Pereira.

Bioeconomia e desenvolvimento regional

Para o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o investimento da Laticínios Matupi representa um movimento estratégico de fortalecimento do setor primário e da bioeconomia. “A iniciativa alinha a geração de empregos na capital com o desenvolvimento rural, ao garantir mercado para produtores de leite da região metropolitana e do interior”, afirmou Saraiva, destacando o potencial do projeto para integrar diferentes elos da cadeia produtiva e promover inclusão econômica no campo.

Receba mensagem no WhatsApp