Ir para o conteúdo
Manchetes Hoje

‘Eu quero ser tratado com respeito’, diz Lula sobre Trump em entrevista ao The New York Times

Presidente brasileiro afirma que EUA estão ignorando demandas de Brasília por negociação às vésperas da entrada em vigor de tarifa de 50%

Às vésperas de entrar em vigor uma tarifa comercial de 50% anunciada pelo presidente americano Donald Trump contra produtos brasileiros, o The New York Times (NYT) publicou nesta quarta-feira uma entrevista com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Na entrevista, Lula reforça o que tem dito nos últimos dias, que os Estados Unidos estão ignorando as ofertas do governo brasileiro para negociar. E diz que o país não será subserviente:

— Tenham certeza de que estamos tratando isso com a máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência — afirmou, para em seguida completar:

— Trato todos com muito respeito. Mas quero ser tratado com respeito.

O presidente brasileiro afirma ainda que Trump “talvez não saiba que aqui no Brasil o Judiciário é independente”, em referência às justificativas apresentadas pelos EUA para aplicar a tarifa de 50% ao Brasil — a maior taxa entre todos os países do mundo que receberam retaliações americanas — de que o Supremo Tribunal Federal (STF) estaria fazendo uma “caça às bruxas” ao julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Lula diz ainda que o Brasil “não vai negociar como se fosse um país pequeno diante de um país grande”:

— Sabemos do poder econômico dos Estados Unidos, reconhecemos o poder militar dos Estados Unidos, reconhecemos a dimensão tecnológica dos Estados Unidos. Mas isso não nos dá medo, isso nos causa preocupação.

O presidente brasileiro destaca ainda, na entrevista, que os consumidores americanos é que vão pagar a conta da tarifa contra o Brasil, com produtos como café, carne suco de laranja e outros ficando mais caros.

Receba mensagem no WhatsApp