Voo de deportados dos EUA com destino ao Brasil pousa em Manaus

O voo da aeronave Global X estava com conexão prevista para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus e em seguida decolaria para Belo Horizonte, seu destino final. No entanto, precisou passar por manutenção e o voo para Minas Gerais foi cancelado.
Nesta sexta-feira(24),por volta das 18h,pousou no aeroporto de Manaus, o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos para o Brasil desde a posse de Donald Trump. A aeronave, com 158 pessoas a bordo, tinha destino Belo Horizonte, mas precisou passar por manutenção, cancelando a decolagem para Minas Gerais.
A Polícia Federal não informou a nacionalidade dos ocupantes, mas, segundo o que foi apurado com o Itamaraty, 88 são brasileiros.
A assessoria do aeroporto de Manaus confirmou que o voo fez a conexão na capital amazonense, mas não decolou novamente nesta sexta-feira.
Em solo, os passageiros estavam reclamando de calor na aeronave. Em resposta, a tripulação acionou a rampa inflável para desembarque, mas o equipamento leva um tempo para voltar ao normal e ficou em manutenção. Enquanto isso, os passageiros ficaram em uma área isolada no aeroporto, sendo acompanhados por um delegado da Polícia Federal.
Trata-se, no entanto, de voo relativo a acordo firmado com Washington em 2017, ainda sob o governo de Michel Temer. O pacto visa facilitar o retorno ao Brasil de pessoas processadas nos EUA por entrar no país de forma ilegal e que já não tenham direito a recurso. No Brasil, eles não cumprem qualquer tipo de pena.
Integrantes do governo Lula ouvidos -ela Folha de São Paulo sob a condição anonimato afirmaram que o voo ainda não pode ser creditado à nova política migratória de Trump, uma vez que são necessários dias para organizar a logística desse tipo de viagem.
Com informações do G1